00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Martines, Mônica de Cássia Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625047361725116pt_BR
dc.creatorCândido, Luana Patrícia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190709815751850pt_BR
dc.date.accessioned2016-11-23T16:59:03Z-
dc.date.available2016-11-17-
dc.date.available2016-11-23T16:59:03Z-
dc.date.issued2016-05-28-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Luana Patrícia Silva. Áreas e distâncias na agrimensura: uma proposta didática de modelagem matemática para o ensino fundamental e médio. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1492-
dc.description.abstractThis paper proposes didactic sequences using the calculation of areas and distances in surveying directed to primary and secondary education with the objective of proposing lessons with activities that allow the research by students, which provide motivation and significant learning. To ensure an effective teaching method, the proposal described discusses actions where students perform activities of mathematical modeling, handling materials for making measurements and calculate areas and/or distances. This practice directs research mathematics that works to drive the student to apply the content seen in the classroom. The proposed activities are alternatives that allow the teacher to coordinate the construction of knowledge so motivating, as it encourages the student to opportunity to experience of practical and active mode the use of concepts and mathematical results as indispensable tool for this kind of work. So, the mathematical content are seen as relevant, where the student recognizes the presence of mathematics in reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectÁreas na agrimensurapt_BR
dc.subjectDistâncias na agrimensurapt_BR
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching of Mathematicspt_BR
dc.subjectAreas in surveyingpt_BR
dc.subjectDistances in surveyingpt_BR
dc.subjectInvestigative activitiespt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleÁreas e distâncias na agrimensura: uma proposta didática de modelagem matemática para o ensino fundamental e médiopt_BR
dc.title.alternativeAreas and distances in surveying: a didactic proposal of mathematical modeling for the elementary and secondary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe sequências didáticas utilizando-se do cálculo de áreas e distâncias na agrimensura direcionada ao ensino fundamental e médio com o objetivo de propor aulas com atividades que possibilitem a investigação pelos alunos, o que proporcionam motivação e aprendizado significativo. Visando assegurar um método de ensino eficaz, a proposta descrita aborda ações onde os alunos realizam atividades de modelagem matemática, manuseiam materiais para fazer medições e calcular áreas e/ou distâncias. Essa prática direciona a investigação matemática que funciona de forma a conduzir o aluno a aplicar os conteúdos vistos em sala de aula. As atividades propostas são alternativas que possibilitam ao professor coordenar a construção do conhecimento de forma motivadora, pois favorece ao aluno a oportunidade de vivenciar de modo prático e ativo a utilização de conceitos e resultados matemáticos como ferramenta indispensável para esse tipo de trabalho. Assim, os conteúdos matemáticos são vistos de forma relevante, onde o aluno reconhece a presença da matemática na realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.