00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Carlos Henrique Falcão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002923033043026pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Thomaz, Jerzuí Mendes Torres-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcos Antônio Leal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999427648594803pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.creatorPeixoto, Fernanda Braga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8371025695138471pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T20:02:53Z-
dc.date.available2016-08-19-
dc.date.available2016-08-25T20:02:53Z-
dc.date.issued2015-04-15-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Fernanda Braga. Núcleo docente estruturante: um olhar sobre a formação acadêmica em odontologia. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde)-Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1433-
dc.description.abstractThis academic work shows and discuss the research conducted in the Professional Master's Program in Health Education (MPES), Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas, in 2013 and 2014. The reasons and personal motivations for performing this research are based in my teaching practice and my experience as a coordination advisor an undergraduate degree in dentistry. The research aimed to analyze the look of the professors of the Structuring Teaching Center from two Alagoas Dentistry courses. For the development of this research with a qualitative approach, it was decided to hold open interviews or in-depth, with guiding questions, allowing the interviewer had freedom to develop situations and widely explore the issue presented. Content analysis framework was used to organize the collected speeches. As intervention product was created a forum for professors and tutors of undergraduate courses in Alagoas Dentistry in partnership with the Alagoas Dental Regional Council. This whole course of Master allowed approach to the challenges facing the development of research on education in dentistry courses and motivated to seek dialogic interaction in order to build a stronger Dentistry and linked to needs of our state.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOdontologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectDentistry-Study and teachingpt_BR
dc.subjectPublic politicspt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleNúcleo docente estruturante: um olhar sobre a formação acadêmica em odontologiapt_BR
dc.title.alternativeStructuring core lecturer: a look at the academic trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico de conclusão de curso busca apresentar e discutir a pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, nos anos de 2013 e 2014. As justificativas e motivações pessoais para a realização desta investigação estão baseadas na minha prática docente e na minha experiência como assessora da coordenação de um curso de graduação em odontologia. A pesquisa teve como objetivo analisar o olhar de docentes do Núcleo Docente Estruturante de dois cursos de Odontologia de Alagoas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa com abordagem qualitativa, optou-se em realizar entrevista aberta ou em profundidade, com questões norteadoras, permitindo que o entrevistador tivesse liberdade para desenvolver situações e explorar amplamente a questão apresentada. Foi utilizado o referencial de análise de conteúdo a fim de organizar os discursos coletados. Como produto de intervenção foi criando um fórum de docentes e preceptores dos cursos de graduação em Odontologia de Alagoas em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Alagoas. Todo esse desenrolar do mestrado possibilitou aproximação aos desafios voltados para a realização de pesquisas sobre o ensino nos cursos de Odontologia e motivou a buscar a interação dialógica a fim de se construir uma Odontologia mais forte e concatenada com as necessidades do nosso Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nucleo docente estruturante - um olhar sobre a formacao academica em odontologia.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.