00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Correia, Divanise Suruagy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Daniel Antunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486808361183503pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.contributor.referee2Cota, Ana Lídia Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709020492001861pt_BR
dc.creatorFernandes, Danilo Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408713153579983pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T03:29:58Z-
dc.date.available2016-08-15-
dc.date.available2016-08-19T03:29:58Z-
dc.date.issued2015-04-09-
dc.identifier.citationFERNANDES, Danilo Cavalcante Fernandes. Visão de professores sobre a formação em odontologia para a estratégia de saúde da família. 2015. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1417-
dc.description.abstractDentistry experienced a long period of evolution to become what it is today. But, like any other profession, it faces challenges, and the main one is your little social impact. To face this situation, the National Curriculum Guidelines for Dentistry courses provides as expected profile of graduates a general dentist, ethical, socially sensitive, humanized and able to produce increasing levels of health in populations and to assure this training is a challenge that needs to be assumed by all higher education institutions, preparing the professional to work in the National Health System and, more specifically, in the Family Health Strategy. This study aimed to verify the opinion of Alagoas University Federal’s Dentistry professors about the formation of its graduate to work in the Family Health Strategy. This is a qualitative research carried out using the techniques of individual interview and focus group and data was analyzed using the technique of content analysis. The analysis of professors’ speeches resulted in the formation of the categories “Training of dentists to the Family Health Strategy” and “dentist insertion into the Family Health Strategy”. In discussing the training of graduates, professors see that it’s not satisfactory yet but ensure that it is already more focused on the Family Health Strategy despite the fragile contact of students with the Unified Health System and report that one of the factors that makes difficult this training is the working conditions of dentists in the strategy. From this study we prepared a technical report in order to be delivered to the Structuring Teaching Core of the FOUFAL and Alagoas Dental Regional Council and it presents the results of this research and some recommendations to remedy the flaws found; was made also a video where a dentist who works in Family Health Strategy and another one from Academy speak of training in dentistry and the SUS.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Saúde da Família (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectOdontologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectServiços de odontologia comunitáriapt_BR
dc.subjectMedicina de família e comunidadept_BR
dc.subjectThe Family Health Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectTeachers-Trainingpt_BR
dc.subjectDentistry-Study and teachingpt_BR
dc.subjectCommunity Dentistry servicespt_BR
dc.subjectFamily and community medicinept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleVisão de professores sobre a formação em odontologia para a estratégia de saúde da famíliapt_BR
dc.title.alternativeView and training in dentistry for family health strategypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Odontologia vivenciou um longo período evolutivo até chegar ao que hoje representa; como toda profissão, enfrenta desafios, e um dos principais é o pouco alcance social. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, para fazer frente a esta situação, prevê como perfil para o egresso cirurgião-dentista ser generalista, ético, socialmente sensível, humanizado e contribuindo para a produção de níveis de saúde crescentes nas populações. A garantia desta formação é um desafio que precisa ser assumido por todas as Instituições de Ensino Superior, adequando o profissional ao trabalho no Sistema Único de Saúde e, mais especificamente, à Estratégia de Saúde da Família. Este estudo objetivou verificar a opinião dos professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL), sobre a formação do egresso para atuar na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou entrevista individual e grupo focal; os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados resultou nas categorias “formação do cirurgião-dentista para a Estratégia de Saúde da Família” e “Inserção do cirurgião-dentista na Estratégia de Saúde da Família”. Os professores veem a formação aquém do desejado, com pouco contato dos alunos com o Sistema Único de Saúde apesar de pensarem que ela já está mais voltada para a Estratégia de Saúde da Família; relatam que um dos fatores que atrapalham essa formação é a condição de trabalho dos cirurgiões-dentistas na estratégia. A partir desse estudo foi elaborado um relatório técnico com a finalidade de ser entregue ao Núcleo Docente Estruturante da FOUFAL e ao Conselho Regional de Odontologia de Alagoas e nele são apresentados os resultados da presente pesquisa e algumas recomendações no sentido de solucionar as falhas encontradas; foi feito, também, um vídeo onde um cirurgião-dentista da Estratégia de Saúde da Família e um cirurgião-dentista da academia falam da formação em Odontologia e o SUS.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Visão de professores sobre a formação em odontologia para a estratégia de saúde da família.pdf5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.