00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jucá, Mário Jorge-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658529783248624pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Paulo José Medeiros de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717689915668718pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.creatorOliveira, Augusto César Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686340919073694pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T03:25:27Z-
dc.date.available2016-08-15-
dc.date.available2016-08-19T03:25:27Z-
dc.date.issued2014-08-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Augusto César Alves de. Percepção discente quanto às mudanças implementadas após avaliação do curso de fisioterapia em uma instituição de ensino superior. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdadede Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1416-
dc.description.abstractThis study aimed to identify student perceptions regarding changes implemented after review by the State Board of Education of Alagoas in the course of physical therapy in 2009. An evaluation process is often unpleasant, always creates insecurity, fears, dissatisfactions, conflicts and suspicions regarding the authenticity or listed demands. On the other hand, generates knowledge that enables plan actions aimed at overcoming difficulties. This is a correlational study and comparison participants, they were considered two main sets of variables: background (student perception) and consequent (didactic and pedagogical organization, faculty, and infrastructure). Participants were 159 students from a public university of Maceió-AL, 27 (17%) men and 132 (83%) women, aged between 17 and 38 years (M = 21.86, SD = 3.54 . The participants answered a structured questionnaire that measures the degree of student perceptions regarding changes implemented; and provide their sociodemographic characteristics. Revealed a low student perception of the changes implemented by university in surveyed dimensions: pedagogical-didactic organization (mean = 2.80), faculty (mean = 3.27) and infra-structure (mean = 1.97), resulting in low level of satisfaction. This reality demonstrates the necessity of establishing deploy a disclosure policyand student awareness to the changes implemented in the course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFisioterapia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPhysical therapy-Study and teachingpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titlePercepção discente quanto às mudanças implementadas após avaliação do curso de fisioterapia em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeStudent perceptions regarding changes implemented after review of the physiotherapy course at an institution of higher educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar a percepção discente quanto às mudanças implementadas após avaliação do curso de fisioterapia pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas em 2009. Passar por um processo avaliativo é, muitas vezes, desagradável, sempre gera insegurança, receios, insatisfações, conflitos e desconfianças em relação à autenticidade ou demandas elencadas. Por outro lado, gera conhecimentos, que possibilitam planejar ações destinadas à superação das dificuldades. Trata-se de um estudo correlacional e de comparação entre participantes, em que foram considerados dois conjuntos principais de variáveis: antecedentes (percepção discente) e conseqüentes (organização didático-pedagógica, corpo docente, e infra-estrutura). Participaram deste estudo 159 discentes de fisioterapia de uma IES pública de Maceió-AL, sendo 27 (17%) homens e 132 (83%) mulheres, com idade variando entre 17 e 38 anos (M= 21,86; DP=3,54). Os participantes responderam um questionário estruturado que aferia seu grau de percepção quanto às mudanças implementadas no curso e coletados dados sociodemográficos. Evidenciou-se baixa percepção discente das mudanças implementadas pelas IES nas dimensões pesquisadas: organização didático-pedagógica (média=2,80), corpo docente (média=3,27) e infra-estruturar (média=1,97), resultando em baixo nível de satisfação sobre o curso. Esta realidade demonstra a necessidade da instituição implantar uma política de divulgação e sensibilização discente, frente às mudanças implementadas no curso.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.