00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lages, André Maia Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2806933133676593pt_BR
dc.contributor.referee1Lustosa, Maria Cecilia Junqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2773042208823336pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Elmer Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331251050902632pt_BR
dc.creatorSilva Júnior, Alonso Barros da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844059463297005pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-09T20:47:36Z-
dc.date.available2016-07-31-
dc.date.available2016-08-09T20:47:36Z-
dc.date.issued2014-10-17-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Alonso Barros da. Distorções e contradições no cinturão citrícola alagoano: aspectos da produção e comercialização agrícola entre 2008 e 2011. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós- Graduação em Economia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1396-
dc.description.abstractThe present work presents as main idea a study of distortions and contradictions citrícola alagoano belt: aspects of agricultural production and marketing between 2008 and 2011. Study the process of marketing of an agricultural product in a city or region is of fundamental importance, since it enables generation of knowledge of how the market works and behaves. When speaking, therefore, in no way makes cultures ignore varieties such as the orange tree, which is the main variety of citrus produced and marketed in the State of Alagoas, and only with great economic and social importance, thanks to its historic roots. The data collected for the dissertation shows that there is a strong concentration of establishments producing orange in the region known as vale do mundaú, besides a high concentration, that represents more than 90% of the State's production, destined to the CEASA/AL. Despite this strong rooting and all soil and climate conditions presented, it does not translate into development for the region , the human development index (HDI) with the municipalities in the region as being one of the worst in the State. Fact that only comes to confirm the hypothesis that in spite of all potential and of the factors that elevate the region as polo Orange producer in Alagoas, it is not reflected in economic and social development, by the fact that most of the income generated by the production of Orange stay in the hands of middlemen because of the distortions caused by these intermediary agents during the process of commercialization. The work also verified through analysis model of transmission of prices and marketing margins, which the producers anything interfere in pricing in the marketing channel of the product to get to the wholesale market, that is, there is some difficulty in passing on the farm to wholesale price that does not influence your pricing In addition there is a strong producer price distortion to the wholesaler, which in most of the four years studied, holds a relative negative margin, featuring so prejudice, thanks to greater volatility in their prices in relation to prices charged by the manufacturer, which is characterized by a greater inherent stability, market conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaranja – Produção - Alagoaspt_BR
dc.subjectLaranja – Comercialização - Alagoaspt_BR
dc.subjectCEASA-AL – Comercializaçãopt_BR
dc.subjectProdutor – Agrícola – Laranjapt_BR
dc.subjectOrange – Production – Alagoaspt_BR
dc.subjectOrange – Marketing-Alagoaspt_BR
dc.subjectCEASA-AL-Marketingpt_BR
dc.subjectProducer – Agriculture – Orangept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDistorções e contradições no cinturão citrícola alagoano: aspectos da produção e comercialização agrícola entre 2008 e 2011pt_BR
dc.title.alternativeDistortions and contradictions in the citrus belt Alagoas: aspects of agricultural production and marketing between 2008 and 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como ideia principal um estudo das distorções e contradições no cinturão citrícola alagoano: aspectos da produção e comercialização agrícola entre 2008 e 2011. Estudar o processo de comercialização de um produto agrícola em uma cidade ou região é de fundamental importância, pois possibilita geração de conhecimento de como o mercado funciona e se comporta. Ao se falar, portanto, em culturas citrícolas, não há como ignorar variedades como a laranja lima, que é a principal variedade de citros produzida e comercializada no estado de Alagoas, e a única com grande importância econômica e social, graças ao seu enraizamento histórico. Os dados coletados para a dissertação demonstram que existe uma forte concentração de estabelecimentos produtores de laranja na região denominada como vale do mundaú, além de uma grande concentração produtiva, que representa mais de 90% da produção do estado, destinada para a CEASA/AL. Apesar desse forte enraizamento e todas as condições edafoclimáticas apresentadas, isso não se traduz em desenvolvimento para a região, haja vista os índices de desenvolvimento humano (IDH) que apresentam os municípios da região como sendo um dos piores dentro do Estado. Fato esse que só vem a confirmar a hipótese de que apesar de todo potencial e dos fatores que elevam a região como polo produtor de laranja em Alagoas, isso não se reflete em desenvolvimento econômico e social, pelo fato de que a maior parte da renda gerada pela produção de laranja ficar nas mãos dos atravessadores devido as distorções provocadas por esses agentes intermediários durante o processo de comercialização. O trabalho verificou também através do modelo de análise de transmissão de preços e margens de comercialização, que os produtores em nada interferem na formação de preço dentro do canal de comercialização do produto até chegar ao mercado atacadista, ou seja, existe certa dificuldade em se repassar o preço do produtor para o atacado que não sofre influência na sua formação de preço, além de existir uma forte distorção de preços do produtor para o atacadista, que na maior parte dos quatro anos estudados, detém uma margem relativa negativa, caracterizando assim prejuízo, graças a uma maior volatilidade dos seus preços em relação aos preços praticados pelo produtor, que se caracteriza por uma estabilidade maior, inerente as condições de mercado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.