Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1357
Tipo: | Dissertação |
Título: | Filhos-de-santo, história e candomblé: narrativa e experiência do xangô em Alagoas. |
Título(s) alternativo(s): | Children of saint, history and candomblé: narrative and experience of the xango of the Alagoas. |
Autor(es): | Lima, Adriana Luzia |
Primeiro Orientador: | Caldas, Alberto Lins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amorim, Siloé Soares de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima , Maria de Lourdes |
Resumo: | Através das cápsulas narrativas, uma linha da História Oral autônoma, essa pesquisa buscou desenvolver leituras e reflexões que narrassem aspectos do xangô alagoano. Parte do princípio da espontaneidade dos entrevistados, que têm a liberdade de construir sua narrativa sem a intervenção de um pesquisador, que poderia fazer perguntas de interesse próprio. Aqui, o pesquisador, no momento da entrevista, se coloca como um espectador. A liberdade da fala do entrevistado o torna protagonista da pesquisa e a partir dela, é tecida toda a pesquisa. Os narradores abordam temas relevantes como a sociedade da década de 1960, o Quebra de 1912 na capital alagoana e seu centenário em 2012. Também trata de questões particulares de cada narrador, como a família, os estudos e o ingresso ao candomblé, formando uma teia de relações e, por vezes, contradições entre eles. Desperta para a autoestima dos filhos-de-santo que vem sendo construída num processo lento e corrente. As narrativas registradas não fazem parte do anexo dessa pesquisa, muito pelo contrário, elas compõem o corpo do trabalho como texto base dando ainda mais ênfase às falas de seus protagonistas. |
Abstract: | Through of the narratives capsules, a line of the autonomous oral history, This research aimed to develop readings and reflections that narrate aspects of the xangô of the Alagoas. Parte of the principle the spontaneity of the respondents, who have the freedom to build their narrative without the intervention of a researcher who could ask questions of self-interest. Here, the researcher at the time of interview, is placed as a spectator. The freedom of talks of the interviewee makes him the protagonist of the research and thencefroth, it woven all the research. The storytellers, discusses relevant topics such as society of the 1960s, the Break 1912 in the capital of Alagoas and its centenary in 2012. Also addresses particular issues of each narrator, like the family, studies and admission to the candomble, forming a web of relationships and sometimes contradictions between them. Awakens to the self esteem of the children of saint which is being built in a slow, ongoing process. The registered narratives not part of the annex of this research, quite the contrary, make up the body of the work as a base text giving even more emphasis to talks of its protagonists. |
Palavras-chave: | Candomblé Xangô (Culto) - Alagoas Religiões de Matriz Africana Filhos-de-santo História Oral African Matrix Religions Children of saint Oral History |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | LIMA, Adriana Luzia. Filhos-de-santo, história e candomblé: narrativa e experiência do xangô em Alagoas. 2014. 237 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto em Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1357 |
Data do documento: | 24-mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filhos de santo historia e candomble narrativa e experiencia do Xango em Alagoas.pdf | 4.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.