Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7632501056879630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lins, Abigail Fregni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2343020017754006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Mariglene Jatobá Vieira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6205350719664600 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-07T20:26:35Z | - |
dc.date.available | 2016-03-04 | - |
dc.date.available | 2016-03-07T20:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mariglene Jatobá Vieira de. Números: o (des)conhecimento docente de uma escola pública. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1226 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the numerical knowledge of five teachers from a Maceió’s public elementary school use of teaching numbers to their students. This research was outlined in a qualitative approach in which case study was adopted. This work took as data base the information expressed in a focal group session, in which, yonder the discussion about the teacher’s numerical knowledge, also was analized the activities done by the students, with the focus on the teachers reflection about their actions in class. To support this work it was used theoretically studies of Shulman (2005), Ponte, Matos & Abrantes (1998), Kamii (1990), Nunes & Bryant (1996) and Pires (2000).The qualitative data analysis denounced the conceptual weakness of numbers from the teachers who participated in the research and, consequently, the difficulty of students numbers understanding. The study also demonstrated that the pedagogical practices of those teachers are still anchored in the school curriculum of classical Mathematics, by being guided in memorization and mechanization of rules, without the appropriation of concepts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento numérico. | pt_BR |
dc.subject | Currículo. | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Numerical knowledge. | pt_BR |
dc.subject | Curriculum. | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Números: o (des)conhecimento docente de uma escola pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Numbers: the (not) knowledge of a public school in Alagoas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou investigar o conhecimento que cinco professoras dos anos iniciais de Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió acionam, para ensinar números aos alunos. A pesquisa delineou-se em uma abordagem qualitativa, na qual foi adotada a modalidade estudo de caso. O estudo tomou por base as informações manifestadas em uma sessão de grupo focal, na qual, além de serem discutidas questões referentes ao conhecimento numérico das professoras, também foram analisadas atividades realizadas pelos alunos, com o objetivo de fazer as professoras refletirem sobre suas ações nas salas de aula. Para subsidiar teoricamente este trabalho foram utilizados os estudos de Shulman (2005), Ponte, Matos & Abrantes (1998), Kamii (1990), Nunes & Bryant (1996) e Pires (2000). A análise qualitativa dos dados denunciou a fragilidade conceitual sobre números das professoras que participaram da pesquisa e, por consequência, a dificuldade dos alunos em compreender números. O estudo também demonstrou que as práticas pedagógicas das referidas professoras ainda estão ancoradas no currículo do ensino clássico da Matemática, por estarem pautadas na memorização e mecanização de regras, sem a apropriação de conceitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Números o (des)conhecimento docente de uma escola pública.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.