00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Memoriais Acadêmicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.referee1Pretto, Nelson de Lucca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504621070252946pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee3Melo Neto, José Francisco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5514042389040539pt_BR
dc.creatorMercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.date.accessioned2015-11-24T17:19:01Z-
dc.date.available2015-11-24-
dc.date.available2015-11-24T17:19:01Z-
dc.date.issued2015-04-17-
dc.identifier.citationMERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação e letramento digital de professores: memorial um formador. 2014. 266 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1182-
dc.description.abstractThis memorial covers the route of teacher training for the use of information and communication technology (ICT) in the teaching of basic education and higher education technology, through the reporting of training activities conducted by Teacherr Luís Paulo Leopoldo Market, from 1989 to 2014. the study rescues teacher training, to adapt to new types of concepts ensinagem. Address the scenario of teaching practices in contexts with ICT use, requiring continuing education for academics, demand new approaches and tea¬ching methods to maintain student motivation and allow teachers and students to be au¬thors and disseminators of knowledge of their research projects and learning environments on the Internet. Presents the challenges of using ICT in university teaching: specific skills from the training, knowledge of pedagogical tools of ICT, pedagogical mediation between students, groups and learning materials, collaborative knowledge production and the need to develop new pedagogical practices. This memorial to the life history and biographical narratives describing experiences of digital literacy in higher education in disciplines of undergraduate and post-graduation, in which the authors were analyzed using multiple lan-guages involving blogs, building maps, comics were used , papers, case studies, webquests, video production, among other possibilities. In these formative experiences are discussed literacy practices and teacher training on the demands arising from the needs of teacher training for the use of ICT in higher education. Keywords: Information and Communication Technology; Digital literacy; Higher education; Training of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMemorial Acadêmicopt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação e letramento digital de professores: memorial um formadorpt_BR
dc.title.alternativeTraining and literacy teacher digital: memorial of a trainerpt_BR
dc.typeMemorial Acadêmicopt_BR
dc.description.resumoEste memorial aborda o percurso da formação de professores para uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na docência da educação básica e do ensino superior, através do relato das ações formativas conduzidas pelo professor doutor Luís Paulo Leopol¬do Mercado, no período de 1989 a 2014. O estudo resgata a formação do professor, até a adaptação dos conceitos aos novos modelos de ensinagem. Aborda o cenário das práticas pedagógicas em contextos com uso de TIC, que exigem formação continuada de professores universitários, demandam novas abordagens e métodos de ensino para se manter a moti¬vação do aluno e possibilitam que professores e alunos sejam autores de conhecimentos e divulgadores de suas pesquisas e projetos em ambientes de aprendizagem na internet. Apresenta os desafios do uso das TIC na docência universitária: competências específicas desde a formação, conhecimento dos instrumentos pedagógicos das TIC, mediação pedagó¬gica entre alunos, grupos e material didático, produção de conhecimento colaborativo e a necessidade do desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Neste memorial foi utilizada a história de vida e narrativas biográficas para descrever experiências de letramento digital no ensino superior em disciplinas da graduação e pós-graduaçao, nas quais foram analisadas a autoria por meio de múltiplas linguagens envolvendo blogs, construção de mapas, histó¬rias em quadrinhos, jornais, estudos de casos, webquests, produção de vídeos, dentre outras possibilidades. Nestas experiências formativas são dDiscutidase as práticas de letramento e formação de professores diante das demandas decorrentes das necessidades da formação de professores para uso das TIC no ensino superior.pt_BR
Aparece nas coleções:Memoriais Acadêmicos - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação e letramento digital de professores memorial um formador.pdf
  Until 2025-09-12
25.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.