00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee3Machado, Glaucio José Couri-
dc.creatorSantana, Clésia Maria Hora-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7434791185411744pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-16T16:44:37Z-
dc.date.available2015-10-16-
dc.date.available2015-10-16T16:44:37Z-
dc.date.issued2011-12-12-
dc.identifier.citationSANTANA, Clésia Maria Hora. Formação continuada em mídias na educação: um estudo sobre as contribuições do programa na perspectiva dos egressos. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1156-
dc.description.abstractThis study analyzes the contribution of the specialization in Media in Education, offered in the state of Sergipe, and was subject twenty-three teachers from first class training and conclusive that they develop their activities in public schools located in different cities in Sergipe. This is a qualitative study with a case study approach, which used as instruments of data collection: desk research, questionnaire and semistructured interviews. For the treatment of data was performed content analysis that allowed data to be grouped into four categories: continuing education teacher; difficulties presented in the course of training, changes in teaching practice; skills to deal with ICT. This design aims to answer the central question of this study: how teachers who completed the course of Specialization in Media in Education, the State of Sergipe, realize the contributions of this training to their practice? In this sense, the general objective was to investigate how teachers graduating the first class of Specialization in Media in Education, the state of Sergipe, realize the contributions of this training in their teaching. The testimony of teachers allowed to emphasize positive and negative aspects of the training study, which may be considered in times of restructuring or new offerings, since the data emphasize the continuing education of teachers as a prerequisite for such integration is not a set mere transposition of old practices, with veneer of modernity. The study points to an attempt incipient change in teaching practice and the incorporation of media resources available in an effort to promote new forms of teaching and learning, and proves that the course contributed to a change in teachers' practice, as well as confirming the belief that continuing education courses for teachers, as well as necessary, should be offered regularly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias na educaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectMedia in educationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practivept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada em mídias na educação: um estudo sobre as contribuições do programa na perspectiva dos egressospt_BR
dc.title.alternativeContinuing education in media in education: a study on the contributions of the program in view of the graduatespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo analisa as contribuições do curso de Especialização em Mídias na Educação, ofertado no estado de Sergipe e teve como sujeitos vinte e três professores oriundos da primeira turma de concludentes dessa formação e que desenvolvem suas atividades em escolas públicas localizadas em diferentes municípios sergipanos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com abordagem em estudo de caso, que utilizou como instrumentos de coletas de dados: pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise de conteúdo que permitiu que os dados fossem agrupados em quatro categorias: formação continuada do professor; dificuldades apresentadas no percurso de formação; mudanças na prática pedagógica; competências para lidar com as TIC. Tal delineamento visa responder ao questionamento central desse estudo: como os professores que concluíram o curso de Especialização em Mídias na Educação, no Estado de Sergipe, percebem as contribuições dessa formação para a sua prática pedagógica? Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar como os professores egressos da primeira turma da Especialização em Mídias na Educação, no estado de Sergipe, percebem as contribuições dessa formação na sua prática pedagógica. O depoimento dos professores permitiu enfatizar aspectos positivos e negativos da formação em estudo, que poderão ser considerados em momentos de reestruturação ou de novas ofertas, uma vez que os dados enfatizam a formação continuada dos professores como condição necessária para que essa integração não se configure uma mera transposição de velhas práticas, com verniz de modernidade. O estudo aponta para uma tentativa ainda incipiente de mudança na prática pedagógica e de incorporação dos recursos midiáticos disponíveis na tentativa de promover novas formas de ensino e aprendizagem e comprova que o curso colaborou para uma mudança na prática dos professores, além de ratificar a convicção de que os cursos de formação continuada para professores, além de necessários, devem ser ofertados com regularidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.