00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Wandearley da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082pt_BR
dc.contributor.referee2Leão, Lidiane Maria Omena da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172912861651398pt_BR
dc.creatorOliveira, Diana Vasconcellos de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8968313594085737pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T18:38:17Z-
dc.date.available2022-12-06-
dc.date.available2022-12-06T18:38:17Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Diana Vasconcellos de Souza. O modelo de rotação por estações como estratégia para o ensino de conceitos de ótica geométrica. 2022. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9995-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the potential in Hybrid Teaching through an educational product which uses the Station Rotation model, in the teaching-learning process of the Optics subject. The Hybrid Teaching Method is a teaching strategy that combines features of both remote and in-person teaching This research was performed with High School secondgraders from a private school in Maceió. The model chosen for this research was the station rotation model, in which the students go through teaching stations with different activities. It was divided in seven moments of 50 minutes, in the classroom. Firstly, the students took an individual pre-test. After that, they were organized in groups and directed to the stations, where they realized the tasks according to the purposes of the studied content. Finally, the students took a post-test, also individually. In the stations, two didactic experiments were used (one regarding plane mirrors association and the other one, regarding orifice darkrooms), crossword puzzles and a didactic video, all related to the Geometric Optics. After every 50- minute class, the students switched stations, taking turns until all of them had passed by all the stations. At the end of the methodology application, it was observed, through qualitative analysis, that the students were more participative throughout the class, showing more interest in the studied content. It was also observed, after comparison of the pre-test and post-test results, that there was significant improvement in the understanding of the studied content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectRotação por estaçõespt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectÓtica geométricapt_BR
dc.subjectHybrid Teachingpt_BR
dc.subjectStation Rotationpt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO modelo de rotação por estações como estratégia para o ensino de conceitos de ótica geométricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar a potencialidade do Ensino Híbrido, através de um produto educacional que utiliza o modelo de Rotação por Estações, no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de óptica. O Ensino Híbrido é uma estratégia de ensino que mescla características do ensino online e do ensino presencial. A pesquisa foi realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Maceió. Na pesquisa optou-se por usar o modelo da rotação por estações, na qual os estudantes percorrem estações de ensino com diferentes atividades. Foram divididos em sete momentos de 50 minutos, em sala de aula. Primeiramente, os estudantes realizaram um pré-teste, individual. Em seguida, os estudantes foram organizados em grupos e direcionados para estações, onde realizaram tarefas de acordo com os objetivos propostos a cerca do assunto trabalhado. Por fim, realizaram um pós-teste, também individual. Nas estações foram utilizados dois experimentos didáticos (um sobre associação de espelhos planos e um sobre câmara escura de orifício), palavras cruzadas e um vídeo didático, todos relacionados à óptica geométrica. A cada aula de 50 minutos os estudantes trocaram de estação, revezando até todos passarem por todas as estações. Ao final da aplicação da metodologia, foi constatado, por meio de uma análise qualitativa, que os alunos se mostraram mais participativos ao longo da aula, demonstrando um maior interesse pelo conteúdo estudado. Também foi observado, ao comparar os resultados do pré-teste e pós-teste, que houve uma melhora significativa na compreensão do assunto estudado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O modelo de rotação por estações como estratégia para o ensino de.pdf5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.