00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Emerson Oliveira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838080096724721pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Luciana da Conceição Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7338438190459190pt_BR
dc.creatorSantana, Taciana Figueirêdo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5851020332774111pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T15:20:30Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-12-06T15:20:30Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationSANTANA, Taciana Figueirêdo de. Análise metodológica dos livros didáticos de Sociologia a partir de conteúdos presentes no Enem 2018. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9987-
dc.description.abstractThis article aims to contribute with notes that help in the construction of new research that propose to think about the discipline of Sociology in textbooks and its relationship with what is charged to students in exams such as the ENEM. After all, school sociology is recent and full of setbacks, which leads to thinking about the recent presence of this discipline for the critical, citizen and scientific construction of individuals who have the opportunity to experience it within all the possibilities that it allows and adds. The methodology used in this research is qualitative, carried out through a documentary analysis of Sociology Textbooks, seeking to solve the following research problem: The contents of Sociology present in the 2018 National High School Exam, Human Sciences and its Technologies, covered in the Sociology Textbooks – PNLD 2018? We opted, then, for the proposal to analyze the Sociology contents charged in the Human Sciences and its Technologies test described in the ENEM 2018 Reference Matrix, regulated by the National Policy for Assessment and Examinations of Basic Education, selecting to carry out the research (five) 05 textbooks in force in the PNLD 2018.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeaching bookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleAnálise metodológica dos livros didáticos de Sociologia a partir de conteúdos presentes no Enem 2018pt_BR
dc.title.alternativeMethodological analysis of Sociology textbooks based on content in Enem 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTemos como objetivo, contribuir com apontamentos que ajudem na construção de novas pesquisas que se proponham a pensar a disciplina de Sociologia nos livros didáticos e sua relação com aquilo que é cobrado aos estudantes em exames como o ENEM. Afinal, a Sociologia escolar é recente e cheia de percalços, o que incide pensar na presença recente dessa disciplina para a construção crítica, cidadã e científica dos indivíduos que tem a oportunidade de vivenciá-la dentro de todas as possibilidades que a mesma permite e agrega. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada através de uma análise documental de Livros Didáticos de Sociologia buscando solucionar o seguinte problema de pesquisa: Os conteúdos de Sociologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio 2018, Caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, são contemplados nos Livros Didáticos de Sociologia PNLD 2018? Optou-se, então, pela proposta de analisar os conteúdos de Sociologia cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias descritos na Matriz de Referência do ENEM 2018, regulamentado pela Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica, selecionando para realização da pesquisa cinco (05) livros didáticos vigentes no PNLD 2018.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise metodológica dos livros didáticos de Sociologia a partir de conteúdos presentes no Enem 2018.pdf928.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.