00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Couto, Lara Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0137525443525215pt_BR
dc.contributor.referee1Gianini, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.contributor.referee2Anunciação, Washington Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1198243246602923pt_BR
dc.creatorOliveira, Tamário Fernando Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-12-01T19:02:54Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-12-01T19:02:54Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tamário Fernando Rodrigues de. Processo de criação dramatúrgica em investigação: uma experiência em o que existe entre nós?. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9948-
dc.description.abstractThis article aims to analyze issues involving the presence of the playwright, as well as the creation of the theatrical text within the staging process, thus developing an investigation that takes place through historical concepts brought to this work and an analysis of the perspective of dramaturgy. The discussion conducted is about the production of dramaturgical material that corresponds to the theatrical work, which the author of the article produced called "What Is Between Us?", reporting the construction process, collaboration of his actions as a dramatist, processes for idealization and the realization of his work, to the point of fascination created with the characters, who carry the message that every form of love is valid. Through poetic freedom, the dramaturgical text seeks to address political and/or social issues, demonstrating this through their speeches and the plot developed in the plot. The dramatist's changes in taking positions, through contemporary approaches to staging, are presented as a way of demystifying the practice of this professional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatropt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramatúrgica em Processopt_BR
dc.subjectPlaywrightpt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.subjectDramaturgical in Processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleProcesso de criação dramatúrgica em investigação: uma experiência em o que existe entre nós?pt_BR
dc.title.alternativeDramaturgical creation process in research: an experience in what is between us?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar questões que envolvem a presença do dramaturgo, bem como a criação do texto teatral dentro do processo de encenação, desenvolvendo assim uma investigação que se dá através de conceitos históricos trazidos para este trabalho e uma análise da perspectiva de dramaturgia. A discussão conduzida é dada sobre a produção do material dramatúrgico que corresponde à obra teatral, a qual o autor do artigo produziu denominada “O Que Existe Entre Nós?”, relatando o processo de construção, colaboração de suas ações como dramaturgo, processos para idealização e realização de sua obra, até o ponto de fascínio criado com os personagens, que carregam a mensagem de que toda a forma de amor é válida. Por meio da liberdade poética, o texto dramatúrgico busca abordar questões políticas e/ou sociais, demonstrando isso através de suas falas e do enredo desenvolvido na trama. As mudanças de tomada de posições do dramaturgo, mediante as abordagens contemporâneas de encenação, são apresentadas como forma de desmistificar o exercício deste profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo de criação dramatúrgica em investigação: uma experiência em o que existe entre nós.pdf669.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.