00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcondes, Maria Eunice Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534709993029005pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4556-282Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.creatorRosa, Caio Victor Gomes de Sena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025353458090739pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T21:38:06Z-
dc.date.available2022-11-23-
dc.date.available2022-11-23T21:38:06Z-
dc.date.issued2020-04-13-
dc.identifier.citationROSA, Caio Victor Gomes de Sena. Elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9854-
dc.description.abstractThis work investigates the following research problem: How the elaboration and validation of an analysis instrument for high school chemistry textbooks can contribute to the evaluation of the process of promoting scientific literacy. In this attempt, a discussion about the elaboration and validation of an analysis instrument for high school chemistry textbooks was outlined in a general way. Specifically, the objective was: 1) To evaluate the potential of the didactic book in the promotion of scientific literacy based on the indicative parameters of scientific Literacy proposed for the analysis of the chapters that lecture on colligative properties; 2) Report the historical perspective of the didactic works and the National textbook program; 3) To elaborate a questionnaire support for the validation of the evaluation instruments proposed for the analysis of textbooks. In a concise way, the study consists of a partial reading of the most distributed works at the national level in PNLD 2018, in order to identify the potential of textbooks referring to the indicative parameters of scientific literacy and from then on create an educational product that enables the choice of textbooks and thus facilitate the didactic practice of the teacher of basic education, improving the process of teaching learning. This work was developed in 7 chapters: In chapter 1 we describe the relevant scenarios for the research. In the second chapter a brief retrospective on the history and evolution of the didactic books is made, as well as a discussion about the A and its conceptual polysemy. Chapter 3 describes the methodological path covered, the fourth clarifies the process of validation of the instruments of analysis. In the fifth chapter we will take a retrospective of the indicators proposed by Pizzaro (2014) and in the sixth we will point out the idea of specific indicators for the analysis of the textbook. Finally, we will ratify the final considerations about the present work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectPropriedades Coligativaspt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectInstrumento avaliativopt_BR
dc.subjectParâmetros Indicativospt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEvaluative instrumentpt_BR
dc.subjectIndicative Parameterspt_BR
dc.subjectColligative Propertiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleElaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and validation of an analysis instrument for high school chemistry textbookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga o seguinte problema de pesquisa: Como a elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio pode contribuir na avaliação do processo de promoção da alfabetização científica? Neste intento, foi delineada, de forma geral, uma discussão sobre a elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio. De forma específica, o objetivo foi: 1) Avaliar a potencialidade do livro didático na promoção de alfabetização científica, tendo como base os parâmetros indicativos de alfabetização científica propostos para a análise dos capítulos que dissertam sobre propriedades coligativas; 2) Relatar a perspectiva histórica das obras didáticas e do Programa Nacional do Livro Didático; 3) Elaborar um questionário suporte para a validação dos instrumentos avaliativos propostos para a análise dos livros didáticos. De modo conciso, o estudo constitui-se na leitura parcial das obras mais distribuídas a nível nacional no PNLD 2018, a fim de se identificar as potencialidades de livros didáticos referentes aos parâmetros indicativos de alfabetização científica, e, a partir de então, criar um produto educacional que viabilize a escolha dos livros didáticos e assim facilite a prática didática do profissional docente da educação básica, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho desenvolveu-se em 7 capítulos: no primeiro capítulo descrevemos os cenários relevantes para a pesquisa; no segundo capítulo é feita uma breve retrospectiva sobre a história e evolução dos livros didáticos, além de preconizar uma discussão sobre a A.C. e sua polissemia conceitual; o terceiro capítulo retrata o caminho metodológico percorrido; o quarto esclarece o processo de validação dos instrumentos de análise; no quinto capítulo faremos uma retrospectiva dos indicadores propostos por Pizarro (2014) e no sexto apontaremos a ideia de indicadores específicos para a análise do livro didático. Por fim ratificaremos as considerações finais sobre o presente trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboração e validação de um instrumento de análise para livros didáticos de química do ensino médio.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.