Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9853
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A função da educação ambiental no ensino fundamental I |
Autor(es): | Conceição, Ingrid Gomes |
Primeiro Orientador: | Lima, Flávia Jorge de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Suana Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Wagner Valdir dos |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado dos estudos realizados sobre a importância da educação ambiental, cujo objetivo principal é analisar de forma simples os diferentes conceitos da educação ambiental dentro do âmbito escolar nas series do ensino fundamental menor (1o ao 5o ano), que “trabalha a questão ambiental somente através de pontuais eventos”, visto que, o que se é esperado do âmbito escolar é um trabalho enfocando todo o currículo, através de interdisciplinaridade, onde se deve buscar delinear a realidade ambiental, em suas dimensões mais amplas, evidenciando suas especificidades e generalidades, construindo um esboço referencial sobre a temática ambiental da realidade em que nos encontramos. Analisando sempre a realidade da região e focando na construção da consciência ambiental. O estudo se desenvolveu a partir de uma metodologia de investigação qualitativa, da leitura e compreensão teórica dos conceitos essenciais que decorrem ao tema, tal como de pesquisa e revisão bibliográfica; buscando conhecer os diferentes conceitos de educação ambiental nas suas mais diferentes especificidades dentro do âmbito escolar nas series do ensino fundamental. |
Abstract: | The present work is the result of studies carried out on the importance of environmental education, whose main objective is to analyze in a simple way the different concepts of environmental education within the school scope in the lower elementary school series (1st to 5th year), which “works the environmental issue only through specific events”, since what is expected from the school environment is a work focusing on the entire curriculum, through interdisciplinarity, where one must seek to outline the environmental reality, in its broadest dimensions, highlighting its specificities and generalities, building a referential outline on the environmental theme of reality we find ourselves in. Always analyzing the reality of the region and focusing on building environmental awareness. The study was developed based on a qualitative research methodology, reading and theoretical understanding of the essential concepts that stem from the theme, such as research and bibliographic review; seeking to know the different concepts of environmental education in their most different specificities within the school environment in the elementary school grades. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino fundamental Consciência ambiental Interdisciplinaridade Meio ambiente Geografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | CONCEIÇÃO, Ingrid Gomes. A função da educação ambiental no ensino fundamental I. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9853 |
Data do documento: | 26-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A função da educação ambiental no ensino fundamental I.pdf | 674.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.