00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9830
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alçamento e abertura de vogais pretônicas anteriores no falar alagoano
Autor(es): Silva, Cleitton Lourenço da
Primeiro Orientador: Oliveira, Alan Jardel de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Jeylla Salomé Barbosa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Ana Maria Santos de
Resumo: Muitos estudos sobre a variação nas vogais médias em posição pretônica no Português do Brasil (PB) buscam entender quais os processos condicionadores para essa regra variável. Este trabalho tem como objetivo analisar o alçamento e a abertura de vogais médias pretônicas anteriores no falar de Maceió/AL e Arapiraca/AL, buscando identificar e explicar os fatores favorecedores do processo. O estudo está ancorado na perspectiva teórica da Teoria da Variação e Mudança Linguística (cf. LABOV, 1972), o qual prevê a análise de dados coletados em situações reais de uso da língua. A pesquisa faz parte do projeto “Variação Linguística no Português Alagoano - PORTAL”. O corpus analisado neste trabalho foi constituído por 48 entrevistas, 24 falantes de Maceió/AL e 24 falantes de Arapiraca/AL, estratificados em relação ao gênero (masculino e feminino), à idade (entre 18 e 35 anos, entre 45 e 55 anos e >65 anos) e à escolaridade (<9 anos e > 11 anos). Todos os falantes selecionados são nascidos em Maceió/AL ou Arapiraca/AL ou que, pelo menos, morassem nessas cidades há mais de 20 anos. Os dados foram transcritos e analisados acusticamente com o auxílio do software PRAAT. A análise estatística foi realizada com o auxílio do software R. O método estatístico utilizado foi a regressão linear, tendo como variável dependente a diferença entre o 2º formante e o 1º formante vocálico. As variáveis estatisticamente significativas foram o ‘gênero’, a ‘idade’, a ‘cidade’ e a ‘abertura da vogal tônica’. A partir das análises e das discussões realizadas, concluímos que no contexto arapiraquense, há indícios de que o fenômeno se encontra em processo de mudança linguística em progresso em direção ao alçamento. Em Maceió, a faixa etária intermediaria é a faixa que mais favorece o alçamento, o que indica um processo de variação estável. Há mais alçamento em Maceió do que em Arapiraca. O gênero feminino favorece o alçamento em relação ao masculino. Conclui-se também que há uma relação diretamente proporcional entre a altura da tônica e a altura da pretônica, o que pode ser explicado pela regra de harmonização vocálica, como já propunham outros estudos.
Abstract: Nenhum
Palavras-chave: Sociolinguística variacionista
Variação linguística no português alagoano
Alçamento e abertura de vogais médias pretônicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Espanhol)
Citação: SILVA, Cleitton Lourenço da. Alçamento e abertura de vogais pretônicas anteriores no falar alagoano. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9830
Data do documento: 14-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alçamento e abertura de vogais pretônicas anteriores no falar alagoano.pdf292.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.