00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
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Tipo: Dissertação
Título: Revisão por pares aberta na literatura Ibero-Americana
Título(s) alternativo(s): OPEN PEER REVIEW ON IBERO-AMERICAN LITERATURE
Autor(es): Pedri, Patricia
Primeiro Orientador: Araujo, Ronaldo Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee3: Garcia, Joana Coeli Ribeiro Garcia
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Eloísa da Conceição Príncipe de
Resumo: A revisão por pares aberta consiste em uma das práticas da publicação científica no contexto da ciência aberta. Compreende avaliação da pesquisa pelos pares com algum nível de abertura, desde revelar as identidades dos atores envolvidos no processo de avaliação de manuscritos recebidos por revistas científicas até publicar os pareceres dos revisores junto aos artigos, ou ainda permitir a contribuição de qualquer membro da sociedade, especialista ou leigo. Contudo, o processo de abertura da avaliação, assim como todos os aspectos da comunicação científica, está inserido em um contexto de conflitos e disputas entre os interesses públicos e privados do conhecimento científico, fazendo-se necessários estudos que busquem traçar um panorama da revisão por pares aberta considerando as implicações globais e regionais. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender o desenvolvimento do conhecimento ibero-americano sobre a revisão por pares aberta por meio da análise da sua produção científica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com a amostra de 20 editoriais e 23 artigos sobre a revisão por pares aberta, publicados entre 2002 e 2021, recuperados em bases de dados com grande cobertura na Ibero-América. Os documentos foram analisados à luz da análise de domínio a partir das dimensões bibliométricas, terminológicas, epistemológicas e críticas dos documentos. A análise dos dados revelou que o Brasil e a Ciência da Informação destacam-se como país e área do conhecimento do centro do debate ibero-americano sobre a avaliação aberta. A análise terminológica demonstra largo uso do termo “revisão por pares aberta” pelo domínio, indicando um distanciamento do Tesauro Brasileiro da Ciência da Informação, que indica o termo “revisão pelos pares” como adequado para a avaliação das publicações científicas e suas modalidades. Além disso, os termos usados para as vantagens e desvantagens da revisão aberta apontam a qualidade e a transparência como grandes potencialidades da prática, ao passo que podem revelar um discurso utilitarista da comunidade científica ibero-americana acerca da abertura da avaliação por pares, como os termos reconhecimento, imparcialidade e agilidade. Nas análises epistemológicas e críticas, o domínio apresenta definições sobre a avaliação aberta de forma inconsistente, além de usar como base teórica fontes estrangeiras, ainda que haja fontes sobre o tema publicadas na região. Nesse sentido, o domínio demonstra uma dependência epistemológica de países do norte global. Apesar do importante papel ibero-americano no desenvolvimento da ciência aberta, são poucos os estudos e as evidências sobre revisão por pares aberta. Portanto, o estudo apresenta a possibilidade de contribuir com as reflexões da Ciência da Informação a respeito dos sistemas de comunicação científica e na fundamentação de futuros estudos quanto ao processo de revisão por pares na Ibero-América, a fim de avançar na produção de um conhecimento científico mais transparente e com aplicabilidade mais confiável.
Abstract: Open peer review is one of the practices of scientific publishing in the context of open science. It comprises peer review of research with some level of openness, from revealing the identities of the actors involved in the process of evaluating manuscripts received by scientific journals to publishing the reviewers’ opinions together with the articles, or even allowing the contribution of any member of society, expert or layman. However, the process of opening the evaluation, as well as all aspects of scientific communication, is inserted in a context of conflicts and disputes between the public and private interests of scientific knowledge, making it necessary to develop studies that seek to outline an open overview of peer review. Considering the global and regional implications. In this sense, the research aims to understand the development of Ibero-American knowledge on open peer review, through the analysis of its scientific production. To this end, a bibliographic and descriptive research was carried out, with a sample of 20 editorials and 23 articles on open peer review, published between 2002 and 2021, retrieved from databases with wide coverage in Ibero-America. The documents were analyzed in the light of domain analysis from the bibliometric, terminological, epistemological and critical dimensions of the documents. Data analysis revealed that Brazil and Information Science stand out as a country and area of knowledge at the center of the Ibero-American debate on open evaluation. The terminological analysis demonstrates wide use of the term “open peer review” by the domain, indicating a distance from the Brazilian Thesaurus of Information Science that indicates the term “peer review” as appropriate for the evaluation of scientific publications and their modalities. In addition, the terms used for the advantages and disadvantages of open review point to quality and transparency as great potentialities of the practice, while they may reveal a utilitarian discourse of the Ibero-American scientific community about the openness of peer review as the terms recognition, impartiality and agility. In epistemological and critical analyses, the domain presents definitions of open evaluation inconsistently, in addition to using foreign sources as a theoretical basis, even though there are sources on the subject published in the region. In this sense, the domain demonstrates na epistemological dependence on countries of the global North. Despite the important Ibero-American role in the development of open science, there are few studies and evidence on open peer review. Therefore, the study presents the possibility of contributing to the reflections of Information Science regarding scientific communication systems and in the foundation of future studies regarding the peer review process in Ibero America, in order to advance in the production of more transparent and more reliable applicability of knowledge.
Palavras-chave: Revisão por pares - Ibero-américa
Ciência aberta
Comunicação científica
Peer Review - Ibero-America
Open Science
Sciense Communication
Open Peer Review;
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: PEDRI, Pedri. Revisão por pares aberta na literatura Ibero-Americana. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9826
Data do documento: 16-ago-2022
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