00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3659-4165pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valeria Campos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee2Marinho, Paulo Manuel Teixeira-
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/7798626271064557pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798626271064557pt_BR
dc.creatorPaiva, Tássio José da Costa-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6797-123Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865488698802205pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T20:41:10Z-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-04T20:41:10Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationPAIVA, Tássio José da Costa. Políticas do SESI/AL em educação de adultos e de jovens e adultos : as narrativas dos sujeitos-egressos da experiência com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes. 2022. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9804-
dc.description.abstractThis paper aims to testify in which ways the Methodology of Recognition of Knowledge (MRS) in the initial years of Youth and Adult Education (EJA) considers or not the knowledge of the worker/industrialist/pupil in their training, regarding the experiences in/outside the school. It has as locus a class materialized of a company in the industrial segment of beverages and food, based in Maceió, 2019, and tries to problematize: to what extent the knowledge of the subjects-workers-egresses were valued and recognized with the Methodology of Recognition of Knowledge, in the training process? These subjects are characterized as thinking practitioners and anonymous heroes, understanding that all of them bring historical and social constructions. Methodologically it is a qualitative research in a case study perspective, which has been using procedures and techniques such as document analysis, conversation sessions and life history interviews. The study pointed that the methodology of knowing recognition admitted and valued the linguistic capability of the subjects, primarily, revealed by the domain of reading and writing desire, that was presented by a permeate sense of insecurity, overall, facing the socioeconomical transformations, that impacted on the articulation of knowledge in/outside the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReconhecimento de saberespt_BR
dc.subjectSujeitos-egressos/aspt_BR
dc.subjectNova EJApt_BR
dc.subjectRecognition of knowledgept_BR
dc.subjectEgresses-subjectspt_BR
dc.subjectNew EJApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titlePolíticas do SESI/AL em educação de adultos e de jovens e adultos : as narrativas dos sujeitos-egressos da experiência com a Metodologia de Reconhecimento de Saberespt_BR
dc.title.alternativeSESI-AL policies in Adults and Young and Adults Educations: The narratives of the graduating subjects with the experience from knowledge recognition methodologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conhecer em que sentido a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS) nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considera ou não os saberes do/a trabalhador/a-industriário/a-educando/a, para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Tem como lócus uma turma materializada em 2019, nas instalações de uma empresa do segmento industrial de bebidas e alimentos, sediada em Maceió, problematiza: até que ponto os saberes dos sujeitos-industriários/as-egressos/as foram valorizados e reconhecidos com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, no processo formativo? Sujeitos esses caracterizados como praticantespensantes e heróis anônimos, entendendo que todos trazem construções históricas e sociais. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa em uma perspectiva de estudo de caso, que vem utilizando procedimentos e técnicas como análise documental, sessões conversa e entrevista história de vida. O estudo apontou que a Metodologia de Reconhecimento de Saberes valorizou e admitiu a capacidade linguística dos sujeitos, prioritariamente, revelada pelo desejo do domínio da leitura e escrita, que se apresentava permeado por um sentimento de insegurança, sobretudo, frente às transformações socioeconômicas, que impactaram na articulação dos saberes dentrofora do ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.