PUBLICAÇÕES DE EVENTOS - UFAL PUBLICAÇÕES DE EVENTOS - PROPEP ANAIS PIBIC-PIBITI / PROPEP Anais Pibic-Pibiti (2021)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9761
Tipo: Anais de Evento
Título: Resumos de trabalhos por Unidades Acadêmicas PIBIC e PIBITI: ciência, universidade e inovação
Autor(es): Moreira, Magna Suzana Alexandre (coord.)
Resumo: Os pigmentos provenientes de microrganismos antárticos apresentam um reservatório de antioxidantes e carotenóides que podem contribuir para a formulação de filtros solares ativos. Estes reparam o dano causado pela radiação ultravioleta na pele, protegendo contra a radiação UVA e UVB, uma das principais causas de câncer de pele. Estes protetores são representados por filtros solares com a presença de antioxidantes. Desenvolver uma emulsão fotoprotetora e antioxidante a partir de pigmentos de microrganismos antárticos resistentes à radiação ultravioleta. Extratos metanólicos dos microrganismos antárticos 1ANUVP4, 2ANUVP4, 4ANP4, 5UVAB13, 6UVAB13 e 7UVAB13 foram produzidos e triados quanto à atividade antioxidante, usando os ensaios de FRAP e DPPH. Por fim, foi realizada também a varredura em espectrofotometria óptica dos extratos obtidos. Dentre os seis microrganismos, apenas 5UVAB13 apresentou fraca atividade antioxidante na concentração máxima testada (200μg/ml) no ensaio DPPH. Após análise do espectro obtido, observou-se que o pico médio dos extratos se encontrava situado em 500 nm, indicando que pode haver a presença de carotenoide de cadeia longa dentre os constituintes dos extratos. Dessa forma, os estudos devem ser continuados, com a perspectiva de fazer a identificação dos constituintes dos extratos para confirmar a hipótese de que se tratam de carotenoides, bem como avaliar o potencial antioxidante em concentrações maiores dos extratos. Os microrganismos antárticos são fontes de pigmentos, possivelmente carotenóides, e possuem mecanismos intracelulares para resistir a radiação ultravioleta, assim são possíveis fontes de antioxidantes para filtros solares.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Estudantes de Pós-Graduação
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
Citação: CONGRESSO ACADÊMICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CAIC), 31., 8 a 12 nov. 2021; CONGRESSO ACADÊMICO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (CAIT), 14., 8 a 12 nov. 2021, Maceió. Resumo [...]. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 2021. Tema: Ciência, universidade e inovação. Magna Suzana Alexandre Moreira (coord.).
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9761
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Anais Pibic-Pibiti (2021)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumos de trabalhos por Unidades Acadêmicas PIBIC e PIBITI: ciência, universidade e inovação.pdf15.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.