00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O saber-fazer do professor e a avaliação da aprendizagem de ciências: uma análise documental
Título(s) alternativo(s): The teacher’s know-how to do and the assessment of science learning: a document analysis
Autor(es): Santos, Thiago Pedro de Oliveira dos
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: A avaliação da aprendizagem é elemento fundamental para uma educação voltada para a formação de qualidade e integral do aluno. Para isso, entende-se que essa precisa ser trabalhada em todas as suas dimensões: diagnóstica, formativa e somativa. A efetividade dessa no contexto escolar depende o saber-fazer docente, cuja literatura aponta como plural, composta por múltiplos saberes. O presente estudo teve como objetivo refletir sobre a perspectiva de avaliação da aprendizagem conforme a Base Nacional Curricular Comum e o Referencial Curricular de Alagoas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Como procedimento, adotou-se a pesquisa bibliográfica, utilizando livros sobre avaliação da aprendizagem, tais como Bloom, Hastings e Madaus (1993), Luckesi (1999; 2001; 2011) e Vasconcellos (2003), e saber-fazer pedagógico, tais como Freire (1996), Gauthier et al. (1998), Scalcon (2008), Tardif (2002), Tardif e Lessard (2014) e Carvalho (2014). Além disso, adotou-se a pesquisa documental, analisando-se a Base Nacional Curricular Comum e o Referencial Curricular de Alagoas. Com base na análise temática dos conteúdos reunidos, concluiu-se que o principal propósito da avaliação na área, presente na Base Nacional Curricular Comum e no Referencial Curricular de Alagoas, é oferecer aos estudantes o contato com práticas, processos e procedimentos de pesquisa científica, de tal forma que aprendam a intervir na sociedade.
Abstract: The Learning assessment is a fundamental element for an education focused on the unabridged formation of the student. It i salso understood that it needs to be worked on in all its dimensions: diagnostic, formative and somatic. The effectiveness of it in the school context depends on the teacher’s know-how to do whose literature points out as plural by several types of knowledge. The present study aimed to reflect on a perspective of learning assessment according to the National Common Curriculum Base and the Alagoas Curricular Reference. A qualitative, descriptive research was carried out for that goal. Using books on bibliographic research evaluation, pedagogical procedures such as Bloom, Hasting and Madaus (1993), Luckesi (1999; 2001; 2011) and Vasconcellos (2003), and pedagogical procedures as Freire (1996), Gauthier et al. (1998), Scalcon (2008), Tardif (2002), Tardif and Lessard (2014) and Carvalho (2014). furthermore, the documentary research National Common Curricular Base and the Alagoas Curricular Reference are analyzed. Based on the thematic analysis of the contents gathered, it was concluded that the main purpose of the evaluation in the area, presented in the National Curricular Common Base of Alagoas, is offered to the students the contact with practices, processes and procedures of science, in a proper way that they learn how to intervene in society.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Saber-fazer docente
Ensino de ciências
Pedagogical know-how to do
Learning assessment
Sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: SANTOS, Thiago Pedro de Oliveira dos. O saber-fazer do professor e a avaliação da aprendizagem de ciências: uma análise documental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9760
Data do documento: 22-fev-2022
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