Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pimentel, Claudia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1249636449747462 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Adna de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061859895008214 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Eliana Kefalás | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409165890861097 | pt_BR |
dc.creator | Bezerra, Renata Gicelly de Farias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7808981443644583 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T19:54:26Z | - |
dc.date.available | 2022-10-11 | - |
dc.date.available | 2022-10-11T19:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-05 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Renata Gicelly de Farias. O encontro da criança com a literatura infantil: experiências numa sala de leitura. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9752 | - |
dc.description.abstract | The notion that children should interact with the world of literature and the realization that this topic needs further development, were the basis for preparing this research. The primary objective was to reflect on how children's literature can provide children from pre-school experiences enable awareness, enjoyment and learning. For this, we made an analysis of the historical and theoretical connections on childhood language and children's literature, contemplating authors as Bakhtin (1992), Vygotsky (1991), Jobim and Souza (2005), Gregorin Filho (2008), Cosson (2014), Zilberman (2005; 1998). Then described the work in partnership with children from pre-school of a municipal public school of Maceio, through observation and intervention methodology, through reading wheels with children, subjects of the research to favor approaches 1) children with book 2) among children 3) among children and the reading room. From the words of children, we sought a way of thinking both the child as the protagonist of the process of their learning, and the role of literature in school, as a living language, dynamic and mobilizing knowledge and subjects. As a result, it proved the importance of providing children illiterate contacts with the literary text; the recognition of illustration as language that expands the senses production possibility of children in its relation to children's literature; and the need for attractive reading spaces in which the collection will be available for children and the need to listen to them, as much as ng, and as narrators of the stories they read and create. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa com Crianças | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Research with children | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | O encontro da criança com a literatura infantil: experiências numa sala de leitura | pt_BR |
dc.title.alternative | The children meeting with children’s literature: experiences in reading room | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A noção de que a criança deve interagir com o mundo da literatura e a constatação de que essa temática necessita de aprofundamento, foram as bases de elaboração desta pesquisa. O objetivo primordial foi refletir sobre como a literatura infantil pode proporcionar às crianças da Educação Infantil experiências que oportunizem sensibilização, fruição e aprendizado. Para isso, foi feita uma análise das conexões históricas e teóricas sobre infância, linguagem e literatura infantil, contemplando autores como Bakhtin (1992), Vygotsky (1991), Jobim e Souza (2005), Gregorin Filho (2008), Cosson (2014), Zilberman (2005; 1998). Em seguida, descreveu-se o trabalho realizado em parceria com crianças da Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de Maceió, através de metodologia de observação e intervenção, através de Rodas de Leitura com as crianças, sujeitos da pesquisa, para favorecer aproximações: 1) das crianças com o livro 2) entre as crianças 3) entre as crianças e a sala de leitura. A partir das falas das crianças, buscou-se uma forma de pensar tanto a criança como protagonista do processo da sua aprendizagem, quanto o papel da literatura na escola, como linguagem viva, dinâmica e mobilizadora de saberes e de sujeitos. Como resultado, mostrou-se a relevância de proporcionar às crianças não alfabetizadas contatos com o texto literário; o reconhecimento da ilustração como linguagem que amplia a possibilidade de produção de sentidos das crianças em sua relação com a literatura infantil; e a necessidade de espaços de leitura atrativos nos quais o acervo seja disponibilizado para as crianças e da necessidade de escutá-las, tanto como questionadoras, quanto como narradoras das histórias que leem e criam. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O encontro da criança com a literatura infantil - experiências numa sala de leitura.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.