00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249636449747462pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.creatorBezerra, Renata Gicelly de Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808981443644583pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T19:54:26Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-11T19:54:26Z-
dc.date.issued2015-10-05-
dc.identifier.citationBEZERRA, Renata Gicelly de Farias. O encontro da criança com a literatura infantil: experiências numa sala de leitura. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9752-
dc.description.abstractThe notion that children should interact with the world of literature and the realization that this topic needs further development, were the basis for preparing this research. The primary objective was to reflect on how children's literature can provide children from pre-school experiences enable awareness, enjoyment and learning. For this, we made an analysis of the historical and theoretical connections on childhood language and children's literature, contemplating authors as Bakhtin (1992), Vygotsky (1991), Jobim and Souza (2005), Gregorin Filho (2008), Cosson (2014), Zilberman (2005; 1998). Then described the work in partnership with children from pre-school of a municipal public school of Maceio, through observation and intervention methodology, through reading wheels with children, subjects of the research to favor approaches 1) children with book 2) among children 3) among children and the reading room. From the words of children, we sought a way of thinking both the child as the protagonist of the process of their learning, and the role of literature in school, as a living language, dynamic and mobilizing knowledge and subjects. As a result, it proved the importance of providing children illiterate contacts with the literary text; the recognition of illustration as language that expands the senses production possibility of children in its relation to children's literature; and the need for attractive reading spaces in which the collection will be available for children and the need to listen to them, as much as ng, and as narrators of the stories they read and create.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa com Criançaspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectResearch with childrenpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleO encontro da criança com a literatura infantil: experiências numa sala de leiturapt_BR
dc.title.alternativeThe children meeting with children’s literature: experiences in reading roompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA noção de que a criança deve interagir com o mundo da literatura e a constatação de que essa temática necessita de aprofundamento, foram as bases de elaboração desta pesquisa. O objetivo primordial foi refletir sobre como a literatura infantil pode proporcionar às crianças da Educação Infantil experiências que oportunizem sensibilização, fruição e aprendizado. Para isso, foi feita uma análise das conexões históricas e teóricas sobre infância, linguagem e literatura infantil, contemplando autores como Bakhtin (1992), Vygotsky (1991), Jobim e Souza (2005), Gregorin Filho (2008), Cosson (2014), Zilberman (2005; 1998). Em seguida, descreveu-se o trabalho realizado em parceria com crianças da Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de Maceió, através de metodologia de observação e intervenção, através de Rodas de Leitura com as crianças, sujeitos da pesquisa, para favorecer aproximações: 1) das crianças com o livro 2) entre as crianças 3) entre as crianças e a sala de leitura. A partir das falas das crianças, buscou-se uma forma de pensar tanto a criança como protagonista do processo da sua aprendizagem, quanto o papel da literatura na escola, como linguagem viva, dinâmica e mobilizadora de saberes e de sujeitos. Como resultado, mostrou-se a relevância de proporcionar às crianças não alfabetizadas contatos com o texto literário; o reconhecimento da ilustração como linguagem que amplia a possibilidade de produção de sentidos das crianças em sua relação com a literatura infantil; e a necessidade de espaços de leitura atrativos nos quais o acervo seja disponibilizado para as crianças e da necessidade de escutá-las, tanto como questionadoras, quanto como narradoras das histórias que leem e criam.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O encontro da criança com a literatura infantil - experiências numa sala de leitura.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.