00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9733
Tipo: Dissertação
Título: O uso do aplicativo whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática com a utilização da ferramenta matejazap na educação de jovens e adultos (EJA) no estudo de matrizes
Título(s) alternativo(s): The use of the whatzapp application in the mathematics teaching and learning process with the use of the matejazap tool in the youth and adult education (EJA) in the matrix study
Autor(es): Silva, Gleber Glaucio do Nascimento Soares da
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos , Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Jônathas Douglas Santos de
Resumo: A presente pesquisa trata do uso do aplicativo whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática com a utilização da ferramenta matejazap na educação de jovens e adultos (EJA) no estudo de matrizes, com o objetivo de investigar as contribuições do uso do aplicativo whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática com a utilização da ferramenta MatEJAZap na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, nos estudos de matrizes. Neste contexto, exercitamos a construção do conceito de matrizes, em ambientes de maneira alternadas, sendo o primeiro em sala de aula, no qual tratamos de trabalhar os conteúdos desenvolvidos de acordo com o planejamento realizado em conjunto com os professores de matemática da instituição de ensino e o segundo momento, o ambiente virtual no WhatsApp, no qual promovemos diálogos, interação e interatividade dos estudantes no sentido de obter uma aprendizagem significativa. Teve um percurso metodológico que abrangeu a abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso para tal fim e que apresentamos também um autoavaliação realizada pelos estudantes que está inserido dentro da ferramenta MatEJAZap. Como produto final, a pesquisa apresenta um guia de todo o processo de construção da ferramenta MatEAZap e as possibilidades de ensino e aprendizagem, trazendo todosos documentos e aplicativos utilizados durante todo o processo. Concluímos, portanto, que foi importante e gratificante o uso da ferramenta durante as atividades propostas e conforme os resultados apresentaram, recebemos a avaliação dos estudantes, que foi positiva referente à ferramenta MatEJAZap enquanto possibilidade de interação, participação dos alunos e aprendizagem de conteúdos, já que a maioria destacou que a ferramenta foi eficiente na forma como abordou os conhecimentos matemáticos. Seguimos na expectativa de que novas pesquisas sejam desenvolvidas, focando as possibilidades e limitações do trabalho com ferramentas digitais.
Abstract: This research deals with the use of the whatsapp application in the process of teaching and learning mathematics with the use of the matejazap tool in the education of young people and adults (eg) in the study of matrices, with the aim of investigating the contributions of the use of the whatsapp application in process of teaching and learning mathematics with the use of the MatEJAZap tool in the Education of Youth and Adults in High School, in matrix studies. In this context, we exercised the construction of the concept of matrices, in alternate environments, the first being in the classroom, in which we tried to work the contents developed in accordance with the planning carried out together with the mathematics teachers of the educational institution and the second moment, the virtual environment on WhatsApp, where we promote dialogues, interaction and student interactivity in order to obtain meaningful learning. It had a methodological path that encompassed the qualitative approach, using the case study for this purpose and that we also present a self-assessment carried out by students that is inserted within the MatEJAZap tool. As a final product, it presents a guide to the entire process of building the MatEAZap tool and the possibilities for teaching and learning, bringing all documents and applications used throughout the process. We conclude, therefore, that it was important and gratifying to use the tool during the proposed activities and, as the results showed, we received the students' evaluation, which was positive regarding the MatEJAZap tool as a possibility for interaction, student participation and content learning, already that most highlighted that the tool was efficient in the way it approached the mathematical knowledge. We continue with the expectation that further research will be developed, focusing on the possibilities and limitations of working with digital tools.
Palavras-chave: MatEJAZap
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino e aprendizagem
Matrizes
Teaching and learning
Youth and Adult Education
Matrices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Gleber Glaucio do Nascimento Soares da. O uso do aplicativo whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática com a utilização da ferramenta matejazap na educação de jovens e adultos (EJA) no estudo de matrizes. 2022. 160 f. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Inclui Produto Educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9733
Data do documento: 29-out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.