00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Valdemir da-
dc.contributor.referee2Carneiro, Carlos André Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931904041108469pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, José Alberto de Oliveira-
dc.creatorBatista, Vinícius Marcello da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5621014778591600pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T20:32:11Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2022-09-26T20:32:11Z-
dc.date.issued2022-04-21-
dc.identifier.citationBATISTA, Vinícius Marcello da Silva. Bate-bola entre contabilidade e RBV : perspectiva das demonstrações contábeis sobre o uso da marca própria em clubes de futebol nordestinos entre 2018 e 2020. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9731-
dc.description.abstractThe objective of this work is to describe the perspective of the financial statements on the use of the private label by northeastern soccer clubs. The theoretical approaches used were resource-based vision, brand management, own brand for football clubs and income statement for football clubs. The methodology used was based on data that were collected through balance sheets published by the clubs and official information during the year 2021. The clubs chosen were Santa Cruz and Náutico from Pernambuco, in addition to Fortaleza and Ceará from Ceará, and the reason for the intentional choice was the availability, on the part of clubs, to present - on their official websites - their accounting information. As considerations, the study showed that between 2018 and 2020, marketing revenues linked to private labels are the ones that most influence the financial statements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemonstração financeirapt_BR
dc.subjectVisão baseada em recursospt_BR
dc.subjectFutebol - Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectaccounting statementspt_BR
dc.subjectfootball and VBRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleBate-bola entre contabilidade e RBV: perspectiva das demonstrações contábeis sobre o uso da marca própria em clubes de futebol nordestinos entre 2018 e 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é descrever a perspectiva das demonstrações contábeis sobre o uso da marca própria em clubes de futebol nordestinos entre 2018 e 2020. As abordagens teóricas utilizadas foram as de Visão Baseada em Recursos (VBR), gestão da marca, e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O delineamento metodológico do estudo qualitativo utilizou dados secundários coletados dos balanços publicados pelos seguintes clubes de futebol nordestinos: Santa Cruz, Náutico, Fortaleza e Ceará. A escolha intencional desses clubes se deu por conta da disponibilidade, em seus sites oficiais, de suas informações contábeis. Como considerações, o estudo demonstrou que entre 2018 e 2020 as receitas com marketing vinculadas às marcas próprias influenciam os resultados das DREs.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.