00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, José Jean de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705581281344307pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Maria do Socorro Meneses-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9438566797457585pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Gerfeson Mendonça dos-
dc.creatorSilva, Wagner Higino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2332037354524180pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T19:45:39Z-
dc.date.available2022-06-13-
dc.date.available2022-09-22T19:45:39Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationSILVA, Wagner Higino da. Ensino remoto em tempos de pandemia: relatos dos desafios enfrentados por alunos dos cursos de educação física de uma universidade pública de Alagoas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9718-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic imposed on Higher Education Institutions (HEIs) the challenge of adopting new teaching modalities that meet the needs of students, respecting the norms of social distancing, one of which is remote learning. The aim of this study was to analyze the challenges faced by Physical Education students at a public university in Alagoas in the face of the adoption of remote learning due to the Covi-19 pandemic. 127 students participated in the study. Data were collected through a form made available through Google Forms®. The results show a positive evaluation of the students regarding the institution's decision to maintain the academic calendar in the remote modality. Despite this, a considerable portion of them did not positively evaluate the adaptation of content to remote form and the satisfactory use of virtual environments by teachers. Students reported as negative points of remote classes the lack of practical activities and interaction, the excess of tasks and dispersion. Internet connection problems were also mentioned as one of the difficulties faced. Thus, in addition to the support of HEIs to teachers and students, continuous dialogue between all subjects in the academic community is necessary, in order to find effective solutions for education in this pandemic scenario.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEnsino remoto em tempos de pandemia: relatos dos desafios enfrentados por alunos dos cursos de educação física de uma universidade pública de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeRemote education in times of pandemics: reports of the challenges facing physical education courses at a public university of Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 impôs às Instituições de Ensino Superior (IES) o desafio de adotar novas modalidades de ensino que atendessem as necessidades dos alunos, respeitando as normas de distanciamento social, sendo uma delas o ensino remoto. O objetivo do presente estudo foi analisar os desafios enfrentados por alunos do curso de Educação Física de uma universidade pública de Alagoas diante da adoção do ensino remoto por conta da pandemia da Covi-19. Participaram do estudo 127 estudantes. Os dados foram coletados por meio de um formulário disponibilizado através do Google Formulários®. Os resultados mostram uma avaliação positiva dos alunos em relação à decisão da instituição em manter o calendário acadêmico na modalidade remota. Apesar disso uma parcela considerável deles não avaliou positivamente a adaptação do conteúdo para forma remota e a utilização satisfatória dos ambientes virtuais por parte dos professores. Os discentes relataram como pontos negativos das aulas remotas a falta de atividades práticas e de interação, o excesso de tarefas e a dispersão. Foram citados também como uma das dificuldades enfrentadas os problemas de conexão com a internet. Assim, além do apoio das IES aos professores e alunos, se faz necessário o diálogo contínuo entre todos os sujeitos da comunidade acadêmica, de modo a encontrar soluções eficazes para a educação neste cenário pandêmico.pt_BR
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