00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9703
Tipo: Dissertação
Título: Oralidade na educação infantil : das concepções teóricas à relação com os saberes docentes
Título(s) alternativo(s): Orality in early childhood education: from theoretical tracks to reflections on teaching knowledge
Autor(es): Silva, Fernanda Rafaella da
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Ferro, Jenaice Israel
Resumo: O referido estudo objetivou analisar os reflexos dos saberes docentes nas práticas de ensino da oralidade presentes nos discursos de professoras da Educação Infantil. Para tanto, partimos da pergunta de pesquisa: como os saberes docentes refletem nas práticas de ensino da oralidade na Educação Infantil? Nossos objetivos específicos constituíram-se em: compreender como as professoras trabalham com a oralidade na Educação Infantil; verificar as estratégias metodológicas utilizadas pelas professoras para o desenvolvimento da oralidade das crianças; e identificar o lugar dos saberes no ensino da linguagem oral. O estudo fundamenta-se nos teóricos que discutem sobre a linguagem numa perspectiva discursiva como: Bakhtin (2011); Volóchinov (2017); e Vygotsky (1993, 2007). Para tratar da formação dos Saberes Docentes nos respaldamos em Tardif, Lessard e Lahaye, (1991) e Tardif (2002, 2012). Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRE, 2013) do tipo estudo de caso (CHIZZOTTI, 2000; YIN,2015). Para a realização da pesquisa, utilizamos instrumentos para levantamento de dados como: questionário on-line e entrevista gravadas dos discursos das professoras. Para a análise dos dados, apoiamo-nos no dialogismo bakhtiniano como base para a abordagem das categorias de análise: ação responsiva-ativa (BAKHTIN, 2011) e Cotejo (BAKHTIN, 2011). Os resultados revelam que os saberes das professoras sobre o ensino da oralidade na Educação Infantil são saberes plurais (TARDIF, 2002). As professoras demonstram que consideram importante o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo das crianças e revelam em seus discursos que trabalham com a oralidade na Educação Infantil, com base em uma perspectiva discursiva, cuja interação dialógica a partir dos textos lidos, gera uma atitude responsiva aos enunciados de outrem. No entanto, a partir da análise dos dados, verificamos que o ensino da oralidade se limita a interação discursiva a partir da leitura de contos, o que demonstra a necessidade de uma formação para o ensino da oralidade na Educação Infantil.
Abstract: This study aimed to analyze the reflexes of teaching knowledge in oral teaching practices present in the speeches of Early Childhood Education teachers. Therefore, we start from the research question: how do the teaching knowledge reflect on the teaching practices of orality in Early Childhood Education? Our specific objectives were: 1) to understand how teachers work with orality in Early Childhood Education; 2) to verify the methodological strategies used by the teachers for the development of the children's orality; and 3) to identify the place of knowledge in the teaching of oral language. The study is based on theorists who discuss language in a discursive perspective such as: Bakhtin (2011); Volóchinov (2017); and Vygotsky (1993, 2007). In order to deal with the formation of Teaching Knowledge, we rely on Tardif, Lessard and Lahaye, (1991) and Tardif (2002, 2012). It is a qualitative investigation (LUDKE; ANDRE, 2013) of the case study type (CHIZZOTTI, 2000; YIN, 2015). To carry out the research, we used an instrument for data collection, such as: online questionnaire and interviews recorded from the teachers' speeches. For data analysis, we rely on Bakhtinian dialogism as a basis for addressing the categories of analysis: responsive-active action (BAKHTIN, 2011) and Cotejo (BAKHTIN, 2011). The results only reveal that the teachers' knowledge about the teaching of orality in Early Childhood Education is plural knowledge (TARDIF, 2002). Teachers demonstrate that they consider the role of language in children's cognitive development important and reveal in their speeches that they work with orality in Early Childhood Education based on a discursive perspective, whose dialogical interaction from the texts read, generates a responsive attitude in children to respond actively to the statements of others. However, from the data analysis, we found that the teaching of orality is limited to discursive interaction from the reading of stories, which demonstrates the need for training in the teaching of orality in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação Infantil
Saberes docentes
Ensino da oralidade
Early Childhood Education
Teaching knowledge
Teaching orality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Fernanda Rafaella da. Oralidade na educação infantil : das concepções teóricas à relação com os saberes docentes. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9703
Data do documento: 21-mai-2021
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