00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Práticas de leitura no segundo segmento na Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): Practices of reading in the second segment in the Education of Young persons and Adults
Autor(es): Melo, Maria Luédna Ferreira de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Resumo: A pesquisa intitulada “Práticas de leituras em turmas da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de Maceió” teve como objetivo refletir sobre o trabalho docente com relação à prática da leitura em sala de aula na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Analisamos assim as práticas de leitura realizadas por uma docente, em quatro turmas do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos, procurando investigar se as leituras ofertadas possibilitavam aos alunos da EJA uma participação crítica perante o meio social e se estariam vinculadas aos contextos socioculturais desses sujeitos. Nesta pesquisa, a metodologia utilizada foi a qualitativa, com características de estudo de caso, com observação direta e aplicação de questionários em sala de aula, bem como entrevista semiestruturada. Para a realização deste trabalho investigativo, o espaço utilizado foi uma instituição da EJA que atendia o segundo segmento na rede pública. Os fundamentos teóricos do trabalho foram essencialmente uma concepção dialógica e interacionista do processo de leitura, considerando as variáveis em questão: autor - texto - leitor, uma concepção progressista, inspirada, sobretudo em Freire, levando em conta as especificidades da EJA e para análise dos dados, tomamos por base autores como Freire (2011), Rangel (2005), Silva (1998a, 1998b, 2013), Witter (1999). Pretendemos com a pesquisa, contribuir para um maior entendimento das práticas pedagógicas de leitura na modalidade e colaborar também na reflexão a respeito do tema. A partir da análise dos dados foi possível perceber as práticas de leitura adotadas pela professora e os resultados apontam que grande parte das atividades de leitura realizadas em sala de aula aproximou-se muito mais de habilidades mecânicas de decodificação da escrita, sem relação com o contexto desses sujeitos e desvinculadas dos usos reais, do que de uma prática que propicie uma visão crítica, transformadora e libertária.
Abstract: The survey entitled "reading Practices in classes of adult and youth education in a public school of Maceió" aimed to reflect about the teaching job with relationship to the practice of reading in the classroom in the mode of adult and youth education. We analyze the reading practices carried out by a teacher, in four classes of the second segment of adult and youth education, seeking to investigate whether the readings offered enabled students of EJA a critical contribution to the social environment and whether you'd be linked to socio-cultural contexts of these subjects. In this research, the methodology was qualitative, with case study features, with direct observation and application of questionnaires in the classroom, as well as semi-structured interview. For the realization of this investigative work, the space used was an institution of adult and youth education that answered the second segment on the public network. The theoretical foundations of the work were essentially a dialogical conception and interacionista of the reading process, considering the variables in question: author-text-reader, a progressive design, inspired, especially in Freire, taking into account the specificities of the EJA and analysis of data, we take based on such authors as Freire (2011), Rangel (2005), Silva (1998a, 1998b, 2013), Witter (1999). We want to research, contribute to a greater understanding of the pedagogical practices of reading in and collaborate also in reflection on the subject. From the analysis of the data it was possible to perceive reading practices adopted by teacher and the results show that most read activities performed in classroom approached much more mechanical decoding skills of writing, no relation to the context of those subjects and uses real, unlinked than of a practice that fosters a critical view , libertarian and transformative.
Palavras-chave: Práticas de leitura
Leitura crítica
Educação de Jovens e Adultos
Segundo segmento da EJA
Reading Practices
Critical reading
Adult and youth education
Second segment of adult and youth education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Maria Luédna Ferreira de. Práticas de leitura no segundo segmento na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9681
Data do documento: 15-dez-2014
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