00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Argenaz de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117171299720908pt_BR
dc.creatorJatobá, Gustavo Henrique Monsores de Aragão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250984717373935pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T20:31:34Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-09-09T20:31:34Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationJATOBÁ, Gustavo Henrique Monsores de Aragão. Ensino de educação física na pandemia covid-19: experiências no contexto do programa residência pedagógica. 2022. 73 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9676-
dc.description.abstractThe objective of the article was to report the experiences lived by residents in the course of teaching Physical Education (PE) in the context of the Covid-19 pandemic, glimpsing the contributions of the Pedagogical Residence Program (PRP) to the initial training of future teachers. The approach was qualitative, through documentary study, experience reports and interviews with the twenty residents participating in the 2nd edition 2020-2021. An analysis of the records (documentary and recordings) posted in the Virtual Learning Environment was carried out and interviews were carried out from the Google Meet platform with questions directed to the experience of conducting experienced in the course of the stages of the PRP, as well as the importance of the Program to the formation. Documentary analysis showed that the training actions allowed the acquisition of new skills and competences necessary for intervention in the context of social distancing. The characterization of rural schools demonstrated the impacting scenario of digital exclusion of schoolchildren. The semi-structured observations of the teachers' regencies made it possible to diagnose the difficulties and possibilities of pedagogical intervention. The conducting experience provided the opportunity for residents to experience the school floor, even if behind a cold computer screen and/or cell phone, from a critical reflection on the teacher's role. The immersion promoted by the PRP seems to contribute to the concreteness of a pedagogical practice more articulated to the needs of the students, in addition to representing an important contribution to the initial training of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCovid-19 (Pandemia)pt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEnsino de educação física na pandemia covid-19: experiências no contexto do programa residência pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeTeaching physical education in the covid-19 pandemic: experiences in the context of the Pedagogical Residency Programpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do artigo foi relatar as experiências vividas pelos residentes no curso do ensino de Educação Física (EF) no contexto da pandemia Covid-19, vislumbrando as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) à formação inicial dos futuros professores. A abordagem foi qualitativa, através do estudo documental, relatos de experiências e entrevistas com os vinte residentes participantes da 2a edição 2020-2022. Foi realizado análise dos registros (documental e gravações) postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem e foram realizadas entrevistas a partir da plataforma Google Meet com perguntas dirigidas a experiência da regência vivenciadas no curso das etapas do PRP, assim como, a importância do Programa à formação. A análise documental demonstrou que as ações formativas permitiram a aquisição de novas habilidades e competências necessárias a intervenção no contexto de distanciamento social. A caracterização das escolas-campo demonstrou o impactante cenário de exclusão digital dos escolares. As observações semiestruturadas, das regências dos professores, possibilitaram um diagnóstico acerca das dificuldades e possibilidades da intervenção pedagógica. A experiência da regência oportunizou aos residentes experimentar o chão da escola, mesmo que por trás de uma tela fria do computador e/ou celular, a partir de uma reflexão crítica acerca do papel do professor. A imersão promovida pelo PRP parece contribuir com a concretude de um fazer pedagógico mais articulado as necessidades dos escolares além de representar um importante contributo a formação inicial do professor.pt_BR
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