00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Edivânia Francisca de-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/4418977257158026pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Milena Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188671316681752pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Sueli Maria do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5733167820611338pt_BR
dc.creatorAlmeida, Tatiany Cristina Verissimo de-
dc.date.accessioned2022-09-09T18:07:47Z-
dc.date.available2022-07-18-
dc.date.available2022-09-09T18:07:47Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tatiany Cristina Verissimo de. Apontamentos sobre a intervenção do Assistente Social na área da educação. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9670-
dc.description.abstractThe present research work aimed to perform some reflections about the social worker intervention in the socio-occupational space of education. For this, it also investigated the contemporary transformations that affect the world of work. In this period of uncertainties and transformations in which we live, it is important to reflect about the importance of the role and about the Social Worker contribution in the teaching institutions, because that is understood that this is a professional, among others, who has the necessary skills and attributions to mediate the demands presented in the school context within the Social Policies. Given the problem of guided research, the study results in a bibliographic survey with a exploratory- descriptive qualitative approach. From the study, it was possible realize the importance of education, understand that it has a important in the dynamics of the reproduction of the social being. Finally, through all the study carried out and presented, it was possible to understand that the professional Social Worker develops activities to face the demands that are presented to them, constantly seeking to apprehend reality with based on the dimensions: theoretical- methodological, ethical-political and technical operative indispensable to professional practice, developing a critical analysis, leading her to discuss the intervention strategies of the social worker, so that activities are developed and committed to the Ethical-Political Project of the profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Sociais.pt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial Policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleApontamentos sobre a intervenção do Assistente Social na área da educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou realizar algumas reflexões sobre a intervenção do assistente social no espaço socioocupacional da educação. Para isso, investigou também as transformações contemporâneas que afetam o mundo do trabalho. Neste período de incertezas e transformações em que vivemos, cabe refletirmos sobre a importância do papel e contribuição do Assistente Social nas instituições de ensino, uma vez que se entende que este é um profissional, dentre outros, que possui as competências e atribuições necessárias para a mediação das demandas apresentadas no contexto escolar dentro das Políticas Sociais. Dado o problema de pesquisa pautado, o estudo resulta em um levantamento bibliográfico com caráter exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. A partir do estudo, foi possível perceber a importância da educação, compreender que ela possui uma função social importante na dinâmica da reprodução do ser social. Por meio de todo o estudo realizado e apresentado foi possível compreender que o profissional Assistente Social busca constantemente a apreensão da realidade com base nas dimensões: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa indispensáveis ao exercício profissional, desenvolvendo uma análise crítica, levando-a a discutir as estratégias de intervenção do assistente social, de forma que estejam as atividades desenvolvidas e comprometidas com o Projeto Ético-Político da profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Apontamentos sobre a intervenção do Assistente Social na área da educação.pdf571.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.