00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.creatorAlmeida, Luanna Cabral de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8359873879184428pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T17:23:15Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-09-09T17:23:15Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Luanna Cabral de. A formação de professores na visão de estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9665-
dc.description.abstractSeeking to train professionals capable of reflecting and transforming the reality of their profession, the Biological Sciences degree course offers pedagogical and teaching disciplines in their curricular matrix and are responsible for presenting several issues related to the educational sphere, as well as their teaching methods and methodologies, legal and bureaucratic issues involving the profession. With this in mind, this research aims to investigate how these disciplines contribute to teacher education in the view of graduates in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas. The methodology used to answer the research objectives was an open questionnaire containing eight questions, where students were able to express their opinions regarding the theme. For the analysis of the results, the categorization techniques presented by Bardin (1977) were used. In view of the issues raised by the students, four categories presented in the text were created. It was possible to perceive that pedagogical training, didactic models and new teaching alternatives are highlighted in the students' speeches and identify that the subjects contribute positively to the construction of the teacher, because they make students reflect and arouse their interest in wanting to change what is said to be “traditional”. This research can assist in other studies on how future teachers are seeing the educational reality and how they are looking for ways to transform it from the didactic and pedagogical study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectBiociênciaspt_BR
dc.subjectDisciplinas das ciências biológicaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical subjectspt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectBiological sciencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação de professores na visão de estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in the view of students of the licensing course in biological sciencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoBuscando formar profissionais capazes de refletir e transformar a realidade de sua profissão, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas oferece disciplinas de cunho pedagógico e de ensino em sua matriz curricular e que são responsáveis por apresentar diversas questões relativas à esfera educacional, assim como, seus métodos e metodologias de ensino, questões legais e burocráticas que envolvem a profissão. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como essas disciplinas contribuem para a formação docente na visão dos licenciando em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. A metodologia utilizada para responder aos objetivos da pesquisa foi um questionário aberto contendo oito perguntas, onde os estudantes puderam expor suas opiniões referente ao tema. Para a análise dos resultados utilizou-se as técnicas de categorização apresentadas por Bardin (1977). Diante dos assuntos levantados pelos estudantes, foram criadas quatro categorias apresentadas no texto. Foi possível perceber que a formação pedagógica, os modelos didáticos e as novas alternativas de ensino são postas em destaque nos discursos dos estudantes e identificar que as disciplinas contribuem positivamente para a construção do professor, pois fazem os estudantes refletirem e despertam-lhes o interesse em querer mudar aquilo que é dito como “tradicional”. Essa pesquisa pode auxiliar em outros estudos sobre como os futuros docentes estão enxergando a realidade educacional e como estão buscando maneiras de transformá-la a partir do estudo didático e pedagógico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação de professores na visão de estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.