00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Educação Interprofissional na formação em saúde: perspectiva de estagiários/as em um hospital do SUS no Nordeste brasileiro
Título(s) alternativo(s): Interprofessional education in health training: perspective of trainees in a SUS hospital in the Brazilian Northeast
Autor(es): Lira, Andréa Paula Bezerra de Alencar
Primeiro Orientador: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Junqueira, Telma Low Silva
Resumo: A EIP, entendida pela OMS como aprender juntos para trabalhar juntos, é tema de estudos da área de educação superior em todo o mundo e está abraçada pelo CAIPE no Reino Unido, que mostra a necessidade de implementação de práticas colaborativas como uma competência profissional da área de saúde, através do trabalho em equipe. Este TACC contém um capítulo dedicado ao conceito e à linha do tempo da EIP, um artigo denominado: “Educação Interprofissional na formação em saúde: perspectiva de estagiários/as em um hospital do SUS no Nordeste brasileiro”; e um produto educacional apresentado em forma de manual de oficina. Objetivo geral do artigo: analisar a percepção dos estagiários de saúde em relação à EIP e ao trabalho colaborativo em um hospital de trauma. O estudo é de caráter quanti-qualitativo. Instrumentos de coleta de dados: 1 - Questionário RIPLS (Readiness for Interprofessional Learning Scale), adaptado para o português brasileiro; 2 - Grupo Focal Online. Para a análise quantitativa foi utilizado o software SPSS (versão 25) e para a qualitativa, o Atlas-Ti (versão 9.0) e análise de conteúdo segundo Bardin. Participaram da pesquisa 43 estagiários de diversos cursos da saúde de um hospital do SUS. A confiabilidade do instrumento RIPLS foi conferida pelo Alfa de Cronbach (0,86). Os resultados das médias de respostas do RIPLS por Dimensão se encontram: na zona de conforto - Dimensões 1-TEC (4,16) e 3-ACP (4,60); na zona de alerta - Dimensão 2 - IP (3,58). Assertivas do questionário RIPLS que estavam na zona de alerta ou perigo foram discutidas no GFO. Na análise qualitativa do corpus do GFO emergiram as seguintes categorias: 1. Clareza conceitual sobre Educação Interprofissional; 2. ausência de interprofissionalidade na formação acadêmica; 3. identidade profissional: papéis e práticas, com a subcategoria: necessidade de gerenciamento de conflitos sobre poder/autoritarismo; 4. carência de trabalho em equipe, com as subcategorias: dificuldades nas competências colaborativas: empatia, respeito, solidariedade, escuta e ética; e dificuldades de comunicação interprofissional. A análise verificou disponibilidade dos estagiários para as práticas interprofissional e colaborativa em saúde e dificuldade de entendimento sobre a concepção de EIP. Expressam fragilidades para ultrapassar barreiras profissionais ainda identificadas no discurso com aspectos de competitividade. O produto, com o tema: "Oficina Lenses: Trabalho em Equipe e Prática Colaborativa na Formação em Saúde”, teve por objetivo geral desenvolver modelo de oficina aplicado aos estagiários do hospital. Utilizou a técnica de photovoice na qual os estagiários apresentaram necessidades e sugestões para a prática colaborativa no estágio através de fotos captadas no cenário de prática. A técnica foi aplicada em grupo e a discussão ocorreu em roda de conversa. Foi consolidado em relatório final e construído um manual no aplicativo Canva®. Este estudo aponta necessidade de maior articulação institucional e contribui para a formação em saúde através da EIP e práticas colaborativas no contexto hospitalar.
Abstract: IPE, understood by the WHO as learning together to work together, is the subject of studies in the field of higher education around the world and is embraced by CAIPE in the United Kingdom, which shows the need to implement collaborative practices as a professional competence in the area. health, through teamwork. This TACC contains a chapter dedicated to the concept and timeline of the IPE, an article entitled: “Interprofessional education in health education: perspective of health trainees in a SUS hospital in the Brazilian Northeast”; and an educational product presented in the form of a workshop manual. General objective of the article: to analyze the perception of health trainees in relation to IPE and collaborative work in a trauma hospital. The study is of a quantitative-qualitative nature. Data collectioninstruments: 1 - RIPLS questionnaire (Readiness for Interprofessional Learning Scale), adapted to Brazilian Portuguese; 2 - Online Focus Group. For quantitative analysis, SPSS software (version 25) was used and for qualitative analysis, Atlas-Ti (version 9.0) and content analysis according to Bardin. A total of 43 trainees from different health courses at a SUS hospital participated in the research. The reliability of the RIPLS instrument was verified by Cronbach's Alpha (0.86). The results of the average RIPLS responses by Dimension are: in the comfort zone - Dimensions 1- TEC (4.16) and 3-ACP (4.60); in the alert zone - Dimension 2 - IP (3.58). Assertions from the RIPLS questionnaire that were in the warning or danger zone were discussed in the GFO. In the qualitative analysis of the GFO corpus, the following categories emerged: 1. conceptual clarity on Interprofessional Education; 2. lack of interprofessionality in academic training; 3. professional identity: roles and practices, with the subcategory: need to manage conflicts over power/authoritarianism; 4. Lack of teamwork, with the subcategories: difficulties in collaborative skills: empathy, respect, solidarity, listening and ethics; and difficulties in interprofessional communication. The analysis verified the trainees' availability for interprofessional and collaborative practices in health and difficulty in understanding the concept of IPE. They express weaknesses to overcome professional barriers still identified in the discourse with aspects of competitiveness. The product, with the theme: "Lenses Workshop: Teamwork and Collaborative Practice in Health Training", had the general objective of developing a workshop model applied to hospital interns. It used the photovoice technique in which the interns presented needs and suggestions for collaborative practice in the internship through photos captured in the practice scenario. The technique was applied in a group and the discussion took place in a conversation circle. It was consolidated in a final report and a manual was built in the Canva® application. This study points to the need for greater institutional articulation and contributes to health training through IPE and collaborative practices in the hospital context.
Palavras-chave: Educação interprofissional em saúde
Estágio Clínico
Trabalho colaborativo
Interprofessional health education
Clinical Internship
Collaborative work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: LIRA, Andréa Paula Bezerra de Alencar. Educação Interprofissional na formação em saúde: perspectiva de estagiários/as em um hospital do SUS no Nordeste brasileiro. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) –Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9654
Data do documento: 29-mar-2022
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