00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9645
Tipo: Especialização
Título: Produção intertextual nas aulas de geografia com intermédio do whatsapp
Título(s) alternativo(s): Intertextual production at geography classes with whatsapp intervention
Autor(es): Timóteo, Érica Santos da Silva
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vera Lucia Pontes dos
Resumo: Cada vez mais o processo de evolução tecnológica vem invadido o cotidiano social e causando significativas mudanças nos hábitos da população, assim a escola precisa incluir tais mudanças em seu programa escolar para que os alunos possam utilizar essas TIC de forma produtiva, principalmente na disciplina de Geografia tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. O objetivo geral desse estudo foi investigar a intertextualidade através da produção textual, selecionando dez alunos da turma do 8o ano de uma escola estadual situada no bairro Santos Dumont, Maceió-AL. Buscando incentivar os alunos para a leitura e escrita de novos textos a partir de outros existentes, como sites, reportagens e vídeos do Youtube, contribuindo para que apresentassem resultados sobre a compreensão e a relação dos tais textos com o cotidiano vivido pelo aluno utilizando o Whatsapp como ferramenta mediadora nesse processo de aprendizagem. Assim, o aplicativo do Whatsapp pode ser utilizado como um aliado e importante mecanismo para a construção do conhecimento e para a formação do sujeito ético, crítico e problematizador diante de sua realidade. Dessa forma, foi possível comprovar que os alunos conseguem relacionar diversos textos com a sua realidade, se sentido parte integrante desse meio social, onde 80% dos alunos conseguiu responder através da sua produção textual os critérios impostos para a avaliação.
Palavras-chave: Geografia
Whatsapp
Aprendizagem
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: TIMÓTEO, Érica Santos da Silva. Produção intertextual nas aulas de geografia com intermédio do whatsapp. 2020. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9645
Data do documento: 21-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção intertextual nas aulas de geografia com intermédio do whatsapp.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.