00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Memoriais Acadêmicos -ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.referee1Freitas, Antônio Francisco Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4523201674698058pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee3Robatto, Pedro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195415748348248pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422pt_BR
dc.creatorSilva, José Eduardo Rolim de Moura Xavier da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8207303097389728pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T19:56:18Z-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2022-09-01T19:56:18Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationSILVA, José Eduardo Rolim de Moura Xavier da. O tipo vocal e seu timbre na caracterização das personagens: a teoria dos afetos a partir da retórica e a ópera na segunda metade do século XIX. 2022. 208 f. Tese (Concurso para Professor Titular Classe E) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9610-
dc.description.abstractThis work deals with the importance of vocal type and timbre as alarm clocks of affections when applied to certain opera characters of the second half of the 19th century. To reach this conclusion, I focused on the Theory of Affections, influenced by Rhetoric, which ceased to include in its reasoning, over almost two centuries, considerations about the type and vocal timbre as alarm clocks of emotions. To remedy this gap with the most importante element of a lyrical spectacle, the voice with its type and timbre, I tried to elaborate thoughts that converged for discussions in order to prove that, in addition to there being a fourth musical element, the timbre, instrumental and vocal, it has extreme importance in awakening affections. Thus, a research will demonstrate in a great majority of its answers that the timbre is suitable for certain characters in order to, with this, awaken the most varied affections in the melmans.pt_BR
dc.description.abstractRESUMÉ________Cette œuvre traite de l’importance du type vocal et du timbre comme réveils d’affections lorsqu’elles sont appliquées à certains personnages d’opéra de la seconde moitié du XIXe siècle. Pour arriver à cette conclusion, je me suis concentré sur la théorie des affections, influencée par la rhétorique, qui a cessé d’inclure dans son raisonnement, pendant près de deux siècles, des considérations sur le type et le timbre vocal comme réveils d’émotions. Pour remédier à cette lacune avec l’élément le plus important d’un spectacle lyrique, la voix avec son type et son timbre, j’ai essayé d’élaborer des pensées qui convergent pour des discussions afin de prouver qu’en plus d’un quatrième élément musical, le timbre, instrumental et vocal, il a une importance extrême dans l’éveil des affections. Ainsi, une recherche démontrera dans la grande majorité de ses réponses que le timbre convient à certains personnages afin, avec cela, d’éveiller les affections les plus variées chez les melmans.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica e retóricapt_BR
dc.subjectTeoria dos afetospt_BR
dc.subjectTimbre (Música)pt_BR
dc.subjectÓpera - Personagens - 1851-1900pt_BR
dc.subjectRhétoriquept_BR
dc.subjectThéorie des affectionspt_BR
dc.subjecttype de voix e timbrept_BR
dc.subjectPersonages d'opérapt_BR
dc.subjectSeconde moitié du XXe sièclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleO tipo vocal e seu timbre na caracterização das personagens: a teoria dos afetos a partir da retórica e a ópera na segunda metade do século XIXpt_BR
dc.title.alternativeLe type vocal et son timbre dans la caractérization des personages: la Théorie des Affections et l'opéra dans la seconde moitié du XXe sièclept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a importância do tipo e timbre vocais como despertadores de afetos quando aplicados a determinadas personagens da ópera da segunda metade do século XIX. Para chegar a essa conclusão, detive-me sobre a Teoria dos Afetos, influenciada pela Retórica, que deixou de incluir em seus arrazoados, ao longo de quase dois séculos, considerações sobre o tipo e o timbre vocal como despertadores de emoções. Para sanar tal lacuna para com o elemento mais importante de um espetáculo lírico, a voz, com o seu tipo e timbre, tratei de elaborar pensamentos que convergissem para discussões com a finalidade de provar que, além de existir um quarto elemento musical, o timbre, instrumental e vocal, ele tem extrema importância no despertar dos afetos. Desse modo, uma pesquisa vai demonstrar na grande maioria das suas respostas que o timbre se adequa a determinadas personagens para, com isso, despertar afetos os mais variados nos melômanospt_BR
Aparece nas coleções:Memoriais Acadêmicos -ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O tipo vocal e seu timbre na caracterização das personagens: a teoria dos afetos a partir da retórica e a ópera na segunda metade do século XIX.pdfMemorial acadêmico em formato de Tese submetida à Comissão Especial da Avaliação, formada pelo Instituto de Comunicação, Ciências Humanas e Artes (ICHCA), como requisito fundamental para promoção de Professor Titular Classe E da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)3.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.