Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mercado, Luis Paulo Leopoldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5780536667755396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Wladia Bessa da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9112099478105369 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vera Lucia pontes dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6719261272234040 | pt_BR |
dc.creator | Chagas, José Jamerson Teles | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4804800166785928 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T19:50:02Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01 | - |
dc.date.available | 2022-09-01T19:50:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-21 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, José Jamerson Teles. O celular na sala de aula: obstáculo à aprendizagem ou ferramenta pedagógica para aprimoramento das aulas?. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9609 | - |
dc.description.abstract | The cell phone went from being a simple spoken communication tool to a level of indispensable tool for many subjects and / or even professions. This article investigates the acceptability and destination of the use of cell phones in the classes of the final grades of elementary school and high school, in order to identify difficulties in using the device in the classroom and pedagogical practices that would encourage the use of this tool, in order to promote it as a pedagogical tool. To this end, a questionnaire was applied to 60 students, from public and private schools, from Elementary School II to High School. In addition, interviews were conducted with 5 teachers from the participating schools, with the aim of proposing reflection on the subject to them. At the end of the research, obstacles to the use of cell phones in the classroom were considered, as an example, the school structure itself, in addition to the culture of student use. However, there is a greater use of cell phones as a pedagogical tool in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Celular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Cell phone | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical tool | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O celular na sala de aula: obstáculo à aprendizagem ou ferramenta pedagógica para aprimoramento das aulas? | pt_BR |
dc.title.alternative | The cell phone in the classroom: an obstacle to learning or a pedagogical tool to improve classes? | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O aparelho celular passou de simples instrumento de comunicação falada a um patamar de ferramenta indispensável para muitos sujeitos e/ou mesmo profissões. Este artigo investiga a aceitabilidade e destinação do uso do celular nas aulas das séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de modo a identificar dificuldades para utilização do aparelho em sala e práticas pedagógicas que fomentariam a utilização dessa ferramenta, afim de promovê-la como ferramenta pedagógica. Para tanto realizou-se a aplicação de um questionário com 60 alunos, de escola pública e particular, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. Além disso, foram realizadas entrevistas com 5 professores das escolas participantes, com o objetivo de propor reflexão a respeito da temática aos mesmos. Ao final da pesquisa, ponderou-se obstáculos ao uso do celular na sala de aula, como exemplo, a própria estrutura da escola, além da cultura de uso dos alunos. No entanto, vislumbra-se maior utilidade do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O celular na sala de aula - obstáculo à aprendizagem ou ferramenta pedagógica para aprimoramento das aulas.pdf | 391.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.