00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Wladia Bessa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112099478105369pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vera Lucia pontes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719261272234040pt_BR
dc.creatorChagas, José Jamerson Teles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804800166785928pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T19:50:02Z-
dc.date.available2022-09-01-
dc.date.available2022-09-01T19:50:02Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationCHAGAS, José Jamerson Teles. O celular na sala de aula: obstáculo à aprendizagem ou ferramenta pedagógica para aprimoramento das aulas?. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9609-
dc.description.abstractThe cell phone went from being a simple spoken communication tool to a level of indispensable tool for many subjects and / or even professions. This article investigates the acceptability and destination of the use of cell phones in the classes of the final grades of elementary school and high school, in order to identify difficulties in using the device in the classroom and pedagogical practices that would encourage the use of this tool, in order to promote it as a pedagogical tool. To this end, a questionnaire was applied to 60 students, from public and private schools, from Elementary School II to High School. In addition, interviews were conducted with 5 teachers from the participating schools, with the aim of proposing reflection on the subject to them. At the end of the research, obstacles to the use of cell phones in the classroom were considered, as an example, the school structure itself, in addition to the culture of student use. However, there is a greater use of cell phones as a pedagogical tool in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectCell phonept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO celular na sala de aula: obstáculo à aprendizagem ou ferramenta pedagógica para aprimoramento das aulas?pt_BR
dc.title.alternativeThe cell phone in the classroom: an obstacle to learning or a pedagogical tool to improve classes?pt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO aparelho celular passou de simples instrumento de comunicação falada a um patamar de ferramenta indispensável para muitos sujeitos e/ou mesmo profissões. Este artigo investiga a aceitabilidade e destinação do uso do celular nas aulas das séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de modo a identificar dificuldades para utilização do aparelho em sala e práticas pedagógicas que fomentariam a utilização dessa ferramenta, afim de promovê-la como ferramenta pedagógica. Para tanto realizou-se a aplicação de um questionário com 60 alunos, de escola pública e particular, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. Além disso, foram realizadas entrevistas com 5 professores das escolas participantes, com o objetivo de propor reflexão a respeito da temática aos mesmos. Ao final da pesquisa, ponderou-se obstáculos ao uso do celular na sala de aula, como exemplo, a própria estrutura da escola, além da cultura de uso dos alunos. No entanto, vislumbra-se maior utilidade do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O celular na sala de aula - obstáculo à aprendizagem ou ferramenta pedagógica para aprimoramento das aulas.pdf391.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.