06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9572
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identidade territorial e usos de lugares públicos: a capoeira em São José da Tapera – AL
Autor(es): Avelina, Cosme
Primeiro Orientador: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fábio Pereira dos
Resumo: Este trabalho tem o enfoque de interpretar os usos dos lugares públicos e a identidade territorial da manifestação cultural e popular de capoeira no território de São José da Tapera – Alagoas. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral identificar a manifestação da prática de capoeira em espaço público e os diferentes usos dos lugares pelos atores sociais. A identidade territorial dessa manifestação cultural perante o território é constituída de maneira coletiva e de acordo com as memórias do grupo. Doravante, a prática de capoeira foi construída negativamente por meio da diferença, e sua prática durante anos foi excluída dos centros urbanos pela marginalização dos seus praticantes definidos como “outros” ou forasteiros nos lugares públicos. Desse modo, o local de manifestação cultural dessa forma particular de expressão se compreende ao espaço público dos centros urbanos, que no caso da roda de capoeira é realizada nas praças por seus integrantes. Estes criam sua territorialidade por meio das expressões simbólicas particular de sua cultura, que é preservado na memória coletiva dos sujeitos a cada nova geração de praticante, revelando a constituição identitária e a busca pela permanência do ato cultural no território. Para o desenvolvimento conceitual foi realizado leituras que enfatizam a compressão do Território, Territorialidade, Identidade, Lugar, Espaço Público e ator social. Assim como, a abordagem da afirmação histórico-geográfico da cidade de São José da Tapera e a afirmação cultural da capoeira em território taperense, que foi possível através de pesquisa de campo, observação, entrevista com o grupo e aplicação de questionário aos diferentes atores sociais do lugar público estudado. A metodologia fenomenológica usufruída nesse trabalho, buscou evidenciar o esclarecimento de determinado fenômeno; sendo assim, a construção dessa pesquisa consiste no uso das teorias de fontes bibliográficas e de narrativas dos integrantes do grupo. Ademais, os principais autores que nortearam a pesquisa foram Raffestin (1993), norteando o conceito de território e suas relações de poder; Haesbaert (2007), como necessário para compreensão da territorialidade e as múltiplas territorialidades; Woodward (2000) e Perico (2009), na conceituação de identidade e identidade territorial; Laurentino (2006) e Serpa (2004), no entendimento do espaço público e do debate a cerca da espontaneidade de seus lugares; Lussac (2013), Menezes (2008) e Paiva (2007) possibilitaram a síntese histórica da capoeira e revela as expressões simbólicas presente na cultura imaterial; entre outros atores que se fizeram necessários. Além disso, o trabalho foi dividido entre três capítulos, que abordam importantes aspectos para compreensão da identidade territorial e usos dos lugares públicos e a identificação do grupo de capoeira.
Abstract: This work focuses on interpreting the uses of public places and the territorial identity of the cultural and popular manifestation of capoeira in the territory of São José da Tapera – Alagoas. In this perspective, the research has as general objective to identify the manifestation of the practice of capoeira in public space and the different uses of the places by the social actors. The territorial identity of this cultural manifestation before the territory is constituted collectively and according to the memories of the group. Henceforth, the practice of capoeira was negatively constructed through difference, and its practice for years was excluded from urban centers due to the marginalization of its practitioners defined as “others” or outsiders in public places. In this way, the place of cultural manifestation of this particular form of expression is understood to be the public space of urban centers, which in the case of the capoeira circle is performed in the squares by its members. These create their territoriality through the particular symbolic expressions of their culture, which is preserved in the collective memory of the subjects to each new generation of practitioners, revealing the identity constitution and the search for the permanence of the cultural act in the territory. For the conceptual development, readings were carried out that emphasize the compression of Territory, Territoriality, Identity, Place, Public Space and social actor. As well as the approach of the historical-geographical affirmation of the city of São José da Tapera and the cultural affirmation of capoeira in Taperense territory, which was possible through field research, observation, interview with the group and application of a questionnaire to different social actors of the public place studied. The phenomenological methodology used in this work sought to highlight the clarification of a certain phenomenon; therefore, the construction of this research consists of the use of theories from bibliographic sources and narratives of the members of the group. Furthermore, the main authors who guided the research were Raffestin (1993), guiding the concept of territory and its power relations; Haesbaert (2007), as necessary for understanding territoriality and multiple territorialities; Woodward (2000) and Perico (2009), in the conceptualization of identity and territorial identity; Laurentino (2006) and Serpa (2004), in the understanding of public space and the debate about the spontaneity of its places; Lussac (2013), Menezes (2008) and Paiva (2007) enabled the historical synthesis of capoeira and reveals the symbolic expressions present in immaterial culture; among other actors that were necessary. In addition, the work was divided into three chapters, which address important aspects for understanding the territorial identity and uses of public places and the identification of the capoeira group.
Palavras-chave: Identidade
Território
Cultura popular
Espaço público
Capoeira
São José da Tapera - Alagoas
Territory
Identity
Public place
Capoeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: AVELINA, Cosme. Identidade territorial e usos de lugares públicos: a capoeira em São José da Tapera – AL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9572
Data do documento: 15-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identidade territorial e usos de lugares públicos a capoeira em São José da Tapera – AL.pdf21.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.