Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pavezi, Marilza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0029682565822157 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Noélia Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5674284994338873 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Ana Paula Solino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3715942503605367 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Maria Cícera dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T11:15:52Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23 | - |
dc.date.available | 2022-08-23T11:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Cícera dos. Pedagogia hospitalar: garantindo o direito educacional aos estudantes enfermos. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9571 | - |
dc.description.abstract | The present study focused on pedagogy in the face of the reality of students who go through a different experience from the others, for spending a period of time in a hospital unit. Education must be for all Brazilians in accordance with the country's current laws. The search for pedagogical improvements is the desire of every professional in education who always seeks the best for those underserved. This course conclusion work aims to show the reality of hospital pedagogy in Brazil and how important this modality is for the student who is in a situation of hospitalization. Some authors such as Libâneo (2006), Macedo (2008) and Oliveira (2007), among others, were used based on the literature. It was evident that there are negative impacts on guaranteeing the educational right of these students, resulting from the lack of professionals in hospital institutions for a continuous and pleasant process of welcoming the student. It is concluded that Thus, it was concluded that studying about Hospital Pedagogy and about teacher training to work in hospital classes is of great relevance today, as it can significantly reduce the impacts caused in the teaching and learning process of hospitalized children and adolescents. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educando enfermo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Hospital pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Pedagogues role | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Pedagogia hospitalar: garantindo o direito educacional aos estudantes enfermos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como foco a pedagogia diante da realidade dos educandos que passam por uma experiência diferenciada dos demais, por passar um período de tempo em uma unidade hospitalar. A educação deve ser para todos os brasileiros conforme as leis vigentes do país. A procura por melhorias pedagógicas é o desejo de todo profissional em educação que visa sempre o melhor para aqueles desassistidos. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivomostrar a realidade da pedagogia hospitalar no Brasil e o quanto essa modalidade é importante para o educando que se encontra em situação de internação. Foram utilizados com base bibliográfica alguns autores como: Libâneo (2006), Macedo (2008) e Oliveira (2007), entre outros. Ficou evidenciado que há impactos negativos na garantia do direito educacional destes alunos, resultantes da falta de profissionais nas instituições hospitalares para um processo contínuo e prazeroso deacolhimento do aluno. Conclui-se assim que assim, concluiu-se que estudar acerca da Pedagogia Hospitalar e sobre a formação docente para atuar nas classes hospitalares é de grande relevância na atualidade, pois, pode reduzir de forma significativa os impactos causados no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia hospitalar garantindo o direito educacional aos estudantes enfermos.pdf | 675.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.