06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.creatorSantos, Maria Cícera dos-
dc.date.accessioned2022-08-23T11:15:52Z-
dc.date.available2022-08-23-
dc.date.available2022-08-23T11:15:52Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Cícera dos. Pedagogia hospitalar: garantindo o direito educacional aos estudantes enfermos. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9571-
dc.description.abstractThe present study focused on pedagogy in the face of the reality of students who go through a different experience from the others, for spending a period of time in a hospital unit. Education must be for all Brazilians in accordance with the country's current laws. The search for pedagogical improvements is the desire of every professional in education who always seeks the best for those underserved. This course conclusion work aims to show the reality of hospital pedagogy in Brazil and how important this modality is for the student who is in a situation of hospitalization. Some authors such as Libâneo (2006), Macedo (2008) and Oliveira (2007), among others, were used based on the literature. It was evident that there are negative impacts on guaranteeing the educational right of these students, resulting from the lack of professionals in hospital institutions for a continuous and pleasant process of welcoming the student. It is concluded that Thus, it was concluded that studying about Hospital Pedagogy and about teacher training to work in hospital classes is of great relevance today, as it can significantly reduce the impacts caused in the teaching and learning process of hospitalized children and adolescents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducando enfermopt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectHospital pedagogypt_BR
dc.subjectPedagogues rolept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: garantindo o direito educacional aos estudantes enfermospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como foco a pedagogia diante da realidade dos educandos que passam por uma experiência diferenciada dos demais, por passar um período de tempo em uma unidade hospitalar. A educação deve ser para todos os brasileiros conforme as leis vigentes do país. A procura por melhorias pedagógicas é o desejo de todo profissional em educação que visa sempre o melhor para aqueles desassistidos. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivomostrar a realidade da pedagogia hospitalar no Brasil e o quanto essa modalidade é importante para o educando que se encontra em situação de internação. Foram utilizados com base bibliográfica alguns autores como: Libâneo (2006), Macedo (2008) e Oliveira (2007), entre outros. Ficou evidenciado que há impactos negativos na garantia do direito educacional destes alunos, resultantes da falta de profissionais nas instituições hospitalares para um processo contínuo e prazeroso deacolhimento do aluno. Conclui-se assim que assim, concluiu-se que estudar acerca da Pedagogia Hospitalar e sobre a formação docente para atuar nas classes hospitalares é de grande relevância na atualidade, pois, pode reduzir de forma significativa os impactos causados no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia hospitalar garantindo o direito educacional aos estudantes enfermos.pdf675.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.