00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9568
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O amanhã está à venda: ensaio sobre apropriação cultural e racismo na cidade de Maceió
Autor(es): Melo, Isabelle Cabral de
Aliendro, Michael Gusmão Buarque
Primeiro Orientador: Hüning, Simone Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Marília
Resumo: O presente ensaio busca analisar o anúncio de um empreendimento imobiliário de luxo no litoral norte de Maceió, Alagoas. A peça publicitária se apropria da imagem indígena para validar a oferta da natureza como produto de consumo. A partir deste material, construímos elos entre pensadores indígenas e a teoria decolonial para pensar sobre como os processos de colonização, racismo, apropriação cultural e uso dos espaços produzem violência, apagamento e exclusão. Por fim, concluímos que o anúncio reforça um discurso racista ao se apropriar da imagem indígena, reiterando padrões coloniais: demarcação e dominação dos espaços, apagamento e esvaziamento da história dos territórios, povos e tudo que escapa da racionalidade colonial.
Palavras-chave: Racismo
Cidade
Apropriação cultural
Povos Indígenas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: MELO, Isabelle Cabral de; ALIENDRO, Michael Gusmão Buarque. O amanhã está à venda: ensaio sobre apropriação cultural e racismo na cidade de Maceió. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9568
Data do documento: 19-ago-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O amanhã está à venda - ensaio sobre apropriação cultural e racismo na cidade de Maceió.pdf3.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.