00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mazzini Júnior, Edu Grieco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685296424528108pt_BR
dc.contributor.referee1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.contributor.referee2Jeronimo, Lucas Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786775373568289pt_BR
dc.creatorSilva, Larissa Cassiano Azevedo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545141342346819pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T17:27:12Z-
dc.date.available2022-08-18-
dc.date.available2022-08-18T17:27:12Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Cassiano Azevedo da. Desenvolvimento de um playground para crianças com deficiência visual. 2022. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9548-
dc.description.abstractSince man is a social being by nature, needing human coexistence to satisfy his needs, we look at the conception of spaces that provide such interaction in a positive way, exercising the right to come and go for that individual, with autonomy and security. Given this scenario, there is a lack of spatial inclusion of people with disabilities, including children. It was observed then the lack of recreational spaces that include children with visual impairments, considering that of the few adapted spaces, a large part is aimed at children with motor disabilities, depriving this audience of the positive experiences that these spaces can provide. Knowing the importance of play in the child's social, physical and cognitive development role, the research is based on the proposal of developing a playground with accessibility for children with visual impairments, in order to promote the necessary stimuli for the contribution of their development. Therefore, it is necessary to identify the main needs of the target audience for the development of a product project, which through the design requirements solve the problems pointed out in the project. Therefore, an exploratory research was carried out through the application of a modeled design methodology, using design methods, techniques and tools, which resulted in the design of five playground toys for children with visual impairments, promoting the stimulation of the senses through the playing and contributing to the interaction between children. The research highlights the importance of spatial inclusion for children with disabilities, reinforcing the role of the designer and his social responsibility through the generation of ideas that bring improvements to society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visual - Inclusãopt_BR
dc.subjectEstímulos sensoriais - Brincadeiraspt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas - Crianças com deficiência visualpt_BR
dc.subjectPlayground - Design - Inclusãopt_BR
dc.subjectProduct Designpt_BR
dc.subjectPlaygroundpt_BR
dc.subjectKidspt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectSensory stimulipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um playground para crianças com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a playground for visually impaired childrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSendo o homem um ser social por natureza, necessitando do convívio humano para a satisfação das suas necessidades, volta-se o olhar para concepção de espaços que proporcionem tal interação de forma positiva, exercendo o direito de ir e vir para tal indivíduo, com autonomia e segurança. Diante deste cenário temos a falta de inclusão espacial de pessoas com deficiência, dentre elas as crianças. Observou-se então a falta de espaços recreativos que contemplem as crianças com deficiência visual, tendo em vista que dos poucos espaços adaptados, grande parte é voltado para crianças com deficiência motora, privando esse público das experiências positivas que esses espaços podem proporcionar. Sabendo da importância da brincadeira no papel do desenvolvimento social, físico e cognitivo da criança, a pesquisa baseia-se na proposta de desenvolvimento de um playground com acessibilidade para crianças com deficiência visual, a fim de promover os estímulos necessários para a contribuição do seu desenvolvimento. Para tanto, faz-se necessária a identificação das principais necessidades do público alvo para o desenvolvimento de um projeto de produto, que através dos requisitos projetuais solucionem os problemas apontados no projeto. Para isso foi realizada então uma pesquisa exploratória através da aplicação de uma metodologia projetual modelada, utilizando métodos, técnicas e ferramentas do design, que resultou na concepção de cinco brinquedos para playground voltados para as crianças com deficiência visual, promovendo a estimulação dos sentidos através da brincadeira e contribuindo para a interação entre as crianças. A pesquisa ressalta a importância da inclusão espacial para as crianças com deficiência, reforçando o papel do designer e a sua responsabilidade social através da geração de ideias que tragam melhorias para a sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um playground para crianças com deficiência visual.pdf4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.