06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9544
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Teoria de resposta ao item aplicada a análise de evasão estudantil: estudo de caso de uma Universidade pública do estado de Alagoas
Autor(es): Lima, Diego da Silva
Primeiro Orientador: Torres, Manoel Geronimo Lino
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jonhatan Magno Norte da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alline Thamyres Claudino da
metadata.dc.contributor.referee3: Torres, Manoel Gerônimo Lino
Resumo: Tendo em vista o crescente número de evasão de alunos dos cursos de graduação em engenharia, o presente trabalho tem como objetivo a identificação dos fatores relacionados as causas de evasão dos discentes dos cursos de engenharia civil e engenharia de produção de uma universidade pública do estado de Alagoas, através do desenvolvimento de uma escala a partir da análise fatorial e da teoria de resposta ao item. Sendo assim, foi aplicado um questionário, obtendo-se 84 amostras, no qual foi traçado o perfil dos respondentes e assim fazendo a análise da dimensionalidade através das questões que tratavam do fator evasão, podendo visualizar sua unidimensionalidade e por meio disso, foi realizada a Análise Fatorial, identificando os itens com índices de carga fatorial e a comunalidade adequada. Em seguida foi aplicada a teoria de resposta ao item para avaliar a qualidade das informações geradas para análise do fator de evasão e gerar uma escala dos níveis de evasão dos alunos. A escala gerada apresentou oito níveis, no qual foi possível identificar diferentes padrões de respostas que indicavam a chance de evasão dos discentes. Concluiu-se que há uma taxa de evasão considerável, em que grande porcentagem se divide entre níveis baixos, consideráveis e médios, mostrando assim que é importante ter algumas ações que possam evitar que esses alunos atinjam níveis mais agravantes com o tempo e levar ao abandono de seu curso.
Abstract: In view of the growing number of students dropping out of undergraduate engineering courses, the present work aims to identify the factors related to the causes of dropout of students from civil engineering and production engineering courses at a public university in the state of Alagoas, through the development of a scale based on factor analysis and item response theory. Therefore, a questionnaire was applied, obtaining 84 samples, in which the profile of the respondents was traced and thus making the analysis of dimensionality through the questions that dealt with the evasion factor, being able to visualize its unidimensionality and through that, the Factor Analysis, identifying items with factor loading indices and adequate commonality. Then, the item response theory was applied to assess the quality of the information generated for analysis of the dropout factor and generate a scale of students' dropout levels. The generated scale had eight levels, in which it was possible to identify different patterns of responses that indicated the chance of students dropping out. It was concluded that there is a considerable dropout rate, in which a large percentage is divided between low, considerable and medium levels, showing that it is important to have some actions that can prevent these students from reaching more aggravating levels over time and lead to dropout. of your course.
Palavras-chave: Teoria de resposta ao ítem
Análise fatorial
Graduação em Engenharia
Evasão escolar
Universidade Pública
School Dropout
Engineering
University
Item response theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citação: LIMA, Diego da Silva. Teoria de resposta ao item aplicada a análise de evasão estudantil: estudo de caso de uma Universidade pública do estado de Alagoas. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9544
Data do documento: 5-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.