00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação e análise de trechos viários com possíveis inconsistências geométricas usando RPAS e receptor GNSS: estudo de caso da BR-101 km 113 ao km 115
Título(s) alternativo(s): Identification and analysis of road sections with possible geometric inconsistencies using UAV and GNSS receiver: case study from BR-101 km 113 to km 115
Autor(es): Fortes, Leonardo Arthur Mocelin
Primeiro Orientador: Ng, Andressa Ka Yan
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alexandre Lima Marques da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Sérgio Roberto de
Resumo: Este trabalho buscou identificar e analisar um trecho rodoviário com possíveis problemas geométricos. A identificação foi realizada com base no banco de dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal e em uma metodologia adaptada do programa PARE do Ministério dos Transportes, a partir do uso da Unidade Padrão de Severidade (UPS) e da filtragem dos tipos de acidentes que podem ter origem devido a problemas geométricos de rodovia, sendo eles: (i) capotamento, (ii) colisão com objeto em movimento, (iii) colisão com objeto estático, (iv) colisão traseira, (v) saída de leito carroçável e (vi) tombamento. Esse procedimento forneceu o trecho compreendido entre os km 113 e 115 da BR-101. Para a análise desse segmento da rodovia foi necessário o levantamento das características geométricas viárias, realizado por meio do uso de dois equipamentos: (i) o receptor de Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), utilizado nos modos de Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) e Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK), e (ii) o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), com base nos pontos de apoio. Os dados obtidos no levantamento foram processados no software Agisoft Metashape, o qual gerou um produto cartográfico com escala 1:1000 categoria “B”, segundo o Padrão de Exatidão Cartográfica – Produtos da Cartografia Digital (PEC- CD). Através do produto cartográfico e dos softwares AutoCAD Civil 3D e SAEPRO, foi realizada a análise da geometria da rodovia, onde foram encontrados parâmetros fora dos critérios estabelecidos pelo DNIT, como: (i) inconsistências na largura da pista de rolamento, (ii) trechos de acostamento com largura menor que a largura mínima em norma, (iii) uma curva com raio inferior ao mínimo estabelecido em norma que considera uma velocidade diretriz de 60 km/h, (iv) um trecho com uma rampa de inclinação maior que o aceito em norma e que se estende por uma grande distância (1,2 km), e (v) várias curvas com sucessões na Zona IV, ou seja, que não são recomendáveis do ponto de vista de conforto aos motoristas. Desta forma, foi possível utilizar da metodologia proposta neste trabalho para mapear segmentos rodoviários com problemas geométricos.
Abstract: This paper sought to identify and analyze a road section with possible geometric issues. The identification was made based in the Federal Highway Police accident database and an adapted methodology of Ministério de Transporte's "PARE" program, using the Standard Unit of Severity (UPS) and filtering the types of accidents that may have originated due to issues on the geometric design of highway, such as: (i) overturning, (ii) collision with moving object, (iii) collision with static object, (iv) rear collision, (v) carriageway exit and (vi) tipping. This procedure provided the section between the kilometers 113 and 115 of BR-101. For the analysis of this highway's section it was necessary to survey the road geometric design characteristics, made by the use of two tools: (i) the Global Navigation Satellite System (GNSS) receiver, used in the modes of Precise Point Positioning (PPP) and Real-Time Kinematic Positioning (RTK), and (ii) the Unmanned Aerial Vehicle (UAV), based on the ground control points. The data obtained in the survey were processed in the Agisoft Metashape software, which generated a cartographic product with a 1:1000 scale category "B", according to the Cartographic Accuracy Standard – Digital Cartography Products (PEC-PCD). Through the cartographic product and the softwares AutoCAD Civil 3D and SAEPRO, it was made the analisis of the highway's geometric design, where parameters were found outside the criteria established by DNIT, such as: (i) inconsistencies in the width of the carriageway, (ii) sections of shoulder stretches with less than expected width according to standard minimum width, (iii) a road curve with less than expected radius according to standard minimum radius wich consider an operating speed of 60 km/h, (iv) a road section with a larger than standard slope that stretches for a long distance (1.2 km), and (v) many successive curves at Zone IV, in other words, not recommendable from the point of view of comfort for drivers. Therefore, it was possible to utilize the methodology proposed in this writing to map road segments with geometric design issues.
Palavras-chave: RPAS
GNSS
SAEPRO
Segurança Viária
Geometria rodoviária
UAV
Geometric design of highways
Road traffic injuries
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: FORTES, Leonardo Arthur Mocelin. Identificação e análise de trechos viários com possíveis inconsistências geométricas usando RPAS e receptor GNSS: estudo de caso da BR-101 km 113 ao km 115. 2022. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9520
Data do documento: 24-mai-2021
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