00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miranda, Eva Rolim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.contributor.referee1Lepre, Priscilla Ramalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8082638101749964pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.creatorAlmeida, Luanna Fidelis de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2529583868624136pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T22:12:37Z-
dc.date.available2022-08-09-
dc.date.available2022-08-09T22:12:37Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Luanna Fidelis de. O design aplicado na interação entre cliente e serviço no setor moteleiro: um estudo de caso no Motel Los Pampas localizado em Maceió - AL. 2022. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9505-
dc.description.abstractThe motel sector is rapidly growing in Brazil and worldwide. Today, these establishments are concerned with generating strategies to communicate with their customer and an interaction with him or her. In Maceió - AL, this type of enterprise, especially small, still does not follow this type of thinking, making it useful for a small client, which the new scenario of this sector does, which is small for the client, which makes the new scenario of this sector fazógn. Thus, in this work, an analysis was made of the interaction points presented in the customer's journey, through a case study with one of the motels located in the city of Maceió - AL. This was accomplished through a methodology based on analysis and service design tools (STICKDORN; SCHNEIDER 2014), complemented with product design tools (PAZMINO 2015). The study started using the application of the mapping table in operation in the city, for research with object data, then it was applied to the decision matrix of the motel study that served for this object study, the Motel Los Pampas. Subsequently, online interviews were carried out with two groups of people: users and non-users of these services, using a new tool, called “a day in the life”, to understand the motel customer's perspective. After that, the main points of customer interaction with the establishment and the main interactions were identified. Finally, based on these strategies, positions were developed to improve this interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotelpt_BR
dc.subjectDesign de serviçospt_BR
dc.subjectDesign de produtospt_BR
dc.subjectRelacionamento empresa-clientept_BR
dc.subjectUX Designpt_BR
dc.subjectInteraction pointpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMotel sectorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleO design aplicado na interação entre cliente e serviço no setor moteleiro: um estudo de caso no Motel Los Pampas localizado em Maceió - ALpt_BR
dc.title.alternativeDesign applied to the interaction between customer and service in the motel sector: a case study at the Los Pampas motel located in Maceió – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO setor moteleiro se encontra em franco crescimento no Brasil e no mundo. Hoje, esses estabelecimentos têm se preocupado em gerar estratégias para se comunicar com o seu cliente e em como a interação com ele será feita. Em Maceió - AL, este tipo de empreendimento, especialmente aqueles de pequeno e médio porte, ainda não acompanham esse tipo de pensamento, tornando o serviço local pouco atrativo para um novo cliente, o que faz com que o cenário deste setor permaneça estagnado. Desta forma, neste trabalho foi feita uma análise dos pontos de interação presentes na jornada do cliente, através de um estudo de caso com um dos motéis situados na cidade de Maceió - AL. Realizou-se tal análise através de uma metodologia baseada nos conceitos e ferramentas do design de serviços (STICKDORN; SCHNEIDER 2014), complementada com ferramentas do design de produtos (PAZMINO 2015). O estudo iniciou-se com a aplicação da ferramenta pesquisa desk para mapear os motéis em funcionamento na cidade, cujos dados, em seguida, foram aplicados na matriz de decisão para a seleção do motel que serviu de objeto de estudo de caso para este estudo, o Motel Los Pampas. Na sequência, foram feitas entrevistas de forma online com dois grupos de pessoas: usuários e não usuários desses serviços, utilizando-se uma nova ferramenta, chamada “um dia na vida”, para entender a perspectiva do cliente do motel. Após isso, foram identificados os principais pontos de interação do cliente com o estabelecimento e as principais fragilidades. Por fim, com base nessas fragilidades encontradas, foram elaboradas proposições estratégicas que possibilitem a melhoria dessa interação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.