06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valença, Paulo José Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4527259957116689pt_BR
dc.contributor.referee1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Murilo Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9806023965641391pt_BR
dc.creatorCastro, Julia Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-08-09T12:28:23Z-
dc.date.available2022-08-09-
dc.date.available2022-08-09T12:28:23Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationCASTRO, Julia Gonçalves. A representação da escola em duas obras da literatura brasileira e o gosto pela leitura literária: reflexões sobre um desencontro. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9498-
dc.description.abstractThe present work is a with the mismatch between school education in the imperial period of brazilianilian history, as presented in the O Ateneu, by Raul Pompéia, and students’ taste for literary reading, reflecting on this disagreement, as well as on its presence in a work produced in the modern period of our literature, Infância, by Graciliano Ramos. Therefore, the presence of literature was investigated in the educational programs of the schools, created by D. João VI, in addition to Colégio Pedro II, where the discipline had a certain prestige, identifying the role played by literature, creating a national identity with the creation of symbols, or as a filler in the void given the limited availability of higher education courses in Brazil. Bibliographic research was used as a methodology, with the survey of books, magazines and scientific articles, monographs and other scientific materials that dealt with the theme, it was carried out from the search in the main indexes and bibliographic bases, such as: Scielo, Redalyc, Academic Google, among others. From the analysis of the works of some important authors of the XIX and XX centuries, it was possible to identify the reality of the educational system at the time. We found that, in works by renowned authors of national literature such as Raul Pompeia and Graciliano Ramos, there were reports and mainly criticisms about the teaching methods of the Brazilian educational system and the way of using the Portuguese language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFormação escolarpt_BR
dc.subjectSistema educacional - Século XIXpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectO Ateneu - Raul Pompéiapt_BR
dc.subjectInfância – Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectXIX Centurypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleA representação da escola em duas obras da literatura brasileira e o gosto pela leitura literária: reflexões sobre um desencontropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata do desencontro entre a formação escolar no período imperial da história brasileira, tal como apresentada no romance O ateneu, de Raul Pompéia, e o gosto do alunado pela leitura literária, refletindo sobre esse desacordo, bem como sobre sua presença em uma obra produzida já no período moderno de nossa literatura, qual seja, Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, investigou-se a presença da literatura nos programas educacionais dos colégios recém-criados por D. João VI, além do Colégio Pedro II, onde a disciplina possuía certo prestígio, identificando a função exercida pela literatura, se criadora de uma identidade nacional com a criação de símbolos, ou se como preenchedora do vazio diante da pouca disponibilidade de cursos superiores no Brasil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com o levantamento de livros, revistas e artigos científicos, monografias entre outros materiais científicos que versam sobre a temática, além da busca realizada nos principais indexadores e bases bibliográficas, como: Scielo, Redalyc, Google Acadêmico, entre outros. A partir da análise das obras de dois importantes autores um do século XIX, e outro do século XX, foi possível identificar a realidade do sistema educacional da época. Constatamos que, em obras de autores renomados da literatura nacional como Raul Pompeia e Graciliano Ramos estavam presentes relatos e principalmente críticas sobre os métodos de ensino do sistema educacional brasileiro e a forma de uso da língua portuguesa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.