00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Compreensões sobre a prática pedagógica na educação infantil e necessidades formativas das professoras
Título(s) alternativo(s): Understanding about pedagogical practice in early childhood education and teacher training needs
Autor(es): Almeida, Iracilda da Silva
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) intitulada Compreensões sobre a prática pedagógica na educação infantil e necessidades formativas das professoras, realizado no município de Penedo-AL. Esta pesquisa articula-se com a pesquisa maior desenvolvida por Haddad (2018), intitulada “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”, que teve como objetivo compreender conceitos e valores básicos relacionados a boas práticas pedagógicas em educação infantil e que utiliza um método inovador criado e desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (HANSEN; JENSEN, 2004). Trata-se do Sophos, acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme, ou seja, esquema de observação fenomenológica de segunda ordem. O método Sophos combina a exibição de filmes e sua discussão em grupos focais por diversos observadores e o foco está em quem assiste aos filmes, suas reações, suas impressões e compreensões. Assim, o pesquisador que utiliza do Sophos observa pessoas que estão observando a prática pedagógica videogravada nos filmes. Com a utilização do Sophos, a presente pesquisa teve como objetivo geral: investigar as compreensões das professoras de educação infantil na Rede Municipal de Penedo-AL sobre as práticas pedagógicas e como objetivos específicos: a) identificar concepções de criança, infância e educação infantil presentes nas vozes das professoras; e b) identificar, do ponto de vista das professoras, as necessidades formativas dessas profissionais; O estudo envolveu a exibição de dois filmes sobre situações do cotidiano de educação infantil de dois países: Brasil (HADDAD, 2017) e Dinamarca (HADDAD; JENSEN, 2017) e sua discussão em grupos focais (GF). Os filmes fazem parte do acervo de Haddad (2018) e foram produzidos e utilizados na pesquisa maior da qual nos referimos anteriormente. Foram então realizados três grupos focais, envolvendo a participação de doze professoras da rede municipal de Penedo-AL assim distribuídos: GF 1= 5; GF 2 = 3; GF 3=4. Os diálogos nos GF foram permeados por duas perguntas: O que vem à mente ao assistir ao filme? O que você identifica como necessidades formativas? Dentre os temas que emergiram nos GF deu-se ênfase ao ambiente e às necessidades formativas. Os depoimentos expressos em relação ao ambiente foram permeados por duas lógicas: a lógica da vida e a lógica da escolarização, demonstrando que iniciativas que tentam aproximar as práticas desenvolvidas na educação infantil com as atividades do cotidiano que as crianças vivenciam fazem sentido para as professoras. No entanto, essas práticas oferecidas são fortemente influenciadas por uma visão escolarizante de educação infantil que está muito arraigada nas professoras, assim como nas famílias que esperam que as crianças sejam alfabetizadas para o ingresso no ensino fundamental. As vozes apontam ainda que o sistema de educação orienta o trabalho pedagógico nesses moldes, caracterizando assim a educação infantil como uma etapa preparatória para o ensino fundamental no município pesquisado. As vozes sobre as necessidades formativas demonstraram que na tentativa de identificar suas necessidades de formação, as observadoras revelaram o desejo por uma nova pedagogia fundamentada pelo princípio da vivência, da relação de convívio e de trabalho colaborativo entre o professor, a criança, a família e a comunidade. Embora essa pedagogia ainda esteja distante da sua realidade, representa para elas um sonho possível. Assim, elas falam sobre grupos de estudo como possibilidade para refletir sobre a prática e transformar essa realidade. A relevância desta pesquisa se dá pela valorização das vozes das participantes e de poder contribuir com a reflexão sobre boas práticas de educação e cuidado na educação infantil com a possibilidade de trazer elementos que possam suscitar maiores reflexões sobre os saberes e fazeres em educação infantil.
Abstract: The present study deals with a master's research developed in the Graduate Program in Education of the Federal University of Alagoas (PPGE / UFAL) entitled Understandings about pedagogical practice in early childhood education and teacher training needs, carried out in the municipality of Penedo-AL. This research is linked to the larger research developed by Haddad (2018), entitled “Understandings of pedagogical practice in early childhood education: second-order observations from video recording”, which aimed to understand basic concepts and values related to good pedagogical practices in early childhood education and uses an innovative method created and developed by two Danish researchers (HANSEN; JENSEN, 2004). This is Sophos, acronym for Second Order Phenomenological Observation Scheme. The Sophos method combines the showing of films and their discussion in focus groups by several observers. The focus is on who watches the films, their reactions, their impressions and understandings. Thus, the researcher who uses Sophos observes people who are observing the video recording pedagogical practice in the films. With the use of Sophos, the present research had as objectives: to investigate the understandings of early childhood teachers in the Municipal Network of Penedo-AL on pedagogical practices and as specific objectives: a) to identify conceptions of children, childhood and early childhood education present in the voices of teachers; and b) to identify, from the point of view of the teachers, the training needs of these professionals. The study involved the exhibition of two films about everyday situations of early childhood education in two countries: Brazil (HADDAD, 2017) and Denmark (HADDAD; JENSEN, 2017) and their discussion in focus groups (FG). The films were produced and used in the context of the Haddad's larger research we referred to earlier. Three focus groups were then carried out, involving the participation of twelve teachers from the municipal network of Penedo-AL, distributed as follows: FG 1 = 5; GF 2 = 3; FG 3 = 4. The dialogue at the FG was permeated by two questions: What comes to your mind when watching the film? What do you identify as training needs? Among the themes that emerged in the FG, emphasis was placed on the environment and training needs. The depositions expressed in relation to the environment were permeated by two logics: the logic of life and the logic of schooling, demonstrating that initiatives that try to approximate the practices developed in early childhood education with the daily activities that children experience make sense for teachers. However, the practices offered in the centers are strongly influenced by a schooling vision of early childhood education that is very ingrained in the teachers, as well as in the families that expect children to be literate for entry into elementary school. The voices also point out that the education system guides pedagogical work along these lines, thus characterizing early childhood education as a preparatory stage for elementary education in the researched municipality. The voices about the training needs demonstrated that in an attempt to identify their training needs, the observers revealed the desire for a new pedagogy based on the principle of experience, the convivial relationship and collaborative work between the teacher, the child, the family and the community. Although this pedagogy is still far from their reality, it represents a possible dream for them. Thus, they talk about study groups as a possibility to reflect on the practice and transform this reality. The relevance of this research is given by the valorization of the voices of the participants and being able to contribute to the reflection on good practices of education and care in early childhood education with the possibility of bringing elements that can raise major reflections on the knowledge and practices in early childhood education.
Palavras-chave: Educação Infantil
Sophos
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Early Childhood Education
Teacher training
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Iracilda da Silva. Compreensões sobre a prática pedagógica na educação infantil e necessidades formativas das professoras. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9432
Data do documento: 14-dez-2020
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