00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mobilidade urbana e o pedestre : estudo de caso de travessias da cidade de Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Urban mobility and pedestrian: case study of crossings in the Maceió-AL city
Autor(es): Milhazes, Ana Elza Freitas
Primeiro Orientador: Ng, Andressa Ka Yan
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Jessica Helena de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Renan Durval Aparecido da
Resumo: A caminhada é a maneira mais antiga, simples e universal de deslocamento, no entanto, mais vulnerável, uma vez que é um dos modos que apresenta a maior porcentagem de sinistro de trânsito com vítima fatal, com 4,7 mortes/100.000 habitantes em 2018. Com um foco em investimentos em transporte público e transporte individual motorizado, os pedestres não são prioridade na mobilidade urbana brasileira. Isso é exemplificado pelas grandes larguras e ampliações das vias e as altas velocidades registradas nas vias, estas que são condições que dificultam a travessia dos indivíduos em locais de conflito com veículos motorizados, além da manutenção das calçadas, que de modo geral é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Nos dias de hoje é possível avaliar o nível de caminhabilidade de determinado trecho com base em avaliações de caminhabilidade, este que é composto por um conjunto de fatores que torna o local adequado para o deslocamento dos pedestres, e, que se unido aos conceitos de Sistema de Abordagem Segura e de dispositivos adequados, é possível oferecer maior segurança aos pedestres e consequentemente uma maior atratividade para o uso das determinadas travessias. Sendo assim, este trabalho tem como finalidade avaliar, por meio de indicadores de caminhabilidade, pontos de travessia de pedestre em vias principais da cidade de Maceió-AL, visando soluções por meio de dispositivos adequados de acordo com os princípios de Sistema de Abordagem Segura. No desenvolvimento deste trabalho, encontrouse uma infraestrutura mais focada nos veículos individuais motorizados, apresentando vias com (i) altas velocidades, (ii) elevado tráfego de veículos, (iii) grandes larguras para as faixas de travessia, e (iv) poucos semáforos para travessia de pedestres. Por fim, ao analisar as travessias semaforizadas e não semaforizadas, concluiu-se que o indicador de acessibilidade é o item que requer mais atenção, pois este apresentou baixos níveis de qualidade evidenciando que a acessibilidade não é levada em consideração quando se trata do planejamento de travessia de pedestres.
Abstract: Walking is the oldest, simplest and universal way of traveling. However, it is also the most vulnerable one, once it has one of the highest fatal accident rates among transport modes, with 4.7 deaths per 100,000 habitants in 2018. With focus on investments resources in public transport and individual motorized transport, pedestrians are not prioritized in the Brazilian urban mobility system’s scope. This fact can be exemplified by the presence of high lane widths and high traffic speeds, not to mention the enlargement of traffic lanes, which are all conditions that complicate the crossing of individuals in lanes with motorized vehicles conflict. Besides, there is also the matter of responsibility for the sidewalks, which usually it is the property owners. To understand this issue, there are walkability evaluation systems, which were developed to assess the range of factors that makes a place adequate to pedestrians. If these systems are studied together with the concepts of Safe Approach Systems and the appropriate elements, it is possible to achieve higher safety standards and consequently increase the attractiveness of pedestrian crossings. Therefore, this research aims to evaluate the quality of pedestrian crossings on the main traffic lanes from Maceió, Alagoas, Brazil, by means of walkability indicators, and propose adequate solutions in accordance with the principles of the Safe Approach System. During the development of this study, it was possible to identify that the city´s infrastructure is focused on individual motorized vehicles, due to the presence of streets with (i) high traffic speeds, (ii) high vehicle traffic, (iii) large widths for the pedestrian crossing, and (iv) few traffic lights for pedestrian crossings. Finally, when analyzing the signaled and non-signaled crossings, it was possible to conclude that the accessibility indicator is the item that requires more attention, because this item presented low levels of quality, evidencing that accessibility is not taken into account in the planning of the pedestrian crossing.
Palavras-chave: Pedestres
Mobilidade Urbana - Maceió (AL)
Caminhabilidade
Sistema de Abordagem Segura
Pedestrian
Urban Mobility - Maceió (AL)
Walkability
Safe Approach System
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: MILHAZES, Ana Elza Freitas. A mobilidade urbana e o pedestre: estudo de caso de travessias da cidade de Maceió-AL. 2022. 139 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9414
Data do documento: 16-jul-2021
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