00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Priscila Muniz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5757752956884154pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ronaldo Bispo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671563366079561pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Renato Contente Freire de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428213313054965pt_BR
dc.creatorSilva, Rian Paulo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988742114537263pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T20:07:23Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-11T20:07:23Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rian Paulo Ferreira. A Construção do Ethos na Promoção de Si: uma Análise de Discurso do Aplicativo de Relacionamento Grindr. 2022. 72 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9379-
dc.description.abstractAfter the emergence of the geolocation system, new forms of interaction were created for smartphones in order to bring people even closer. The new technologies have opened doors to a digital universe where the off-line and on-line mix. Despite the innovation and speed which communication shares information, this interaction carries reproduced discourses. Therefore, it’s important to study in detail the behavior and use of communication in the discursive formation of the narratives reproduced in digital applications that deal with sociability and flirting as a purpose. This work seeks to understand how the interaction of the users of the Grindr relationship app occurs, and which discursive formations build an image of themselves (ethos). For that, a quanti-qualitative research was carried out and has as a theoretical and methodological contribution the discourse analysis - of French line - and as an object the profiles present in the city of Maceio, Brazil. Thus, the proposal is to test the hypothesis that in the Grindr app, hegemonic discourses still support oppressive stereotypes linked to virility and heteronormativity overrated as a tactic in the search for the ideal partner.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectGrindrpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectVirilidadept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectVirilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titleA Construção do Ethos na Promoção de Si: uma Análise de Discurso do Aplicativo de Relacionamento Grindrpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoApós o surgimento do sistema de geolocalização, novas formas de interação foram criadas para smartphones com o intuito de aproximar ainda mais as pessoas. As novas tecnologias abriram portas para um universo digital onde o off-line e online se misturam. Apesar da inovação e velocidade com que a comunicação descarrega uma informação, essa integração carrega discursos reproduzidos. Fazse importante estudar de maneira detalhada o comportamento e uso da comunicação na formação discursiva das narrativas reproduzidas nos aplicativos digitais que visam sociabilidade e paquera como propósito. Este trabalho visa compreender de que forma a interação dos usuários do aplicativo de relacionamento Grindr ocorre, e por meio de quais formações discursivas constroem uma imagem de si (ethos). Para isso, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa que tem como aporte teórico-metodológico a análise do discurso – de linha francesa – e como objeto os perfis presentes na cidade de Maceió, Brasil. Diante do exposto, a proposta é testar a hipótese de que, dentro do aplicativo, discursos hegemônicos ainda sustentam estereótipos opressores ligados à virilidade e são hipervalorizados como tática na busca do parceiro ideal dos aplicativos de paquera.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Construção do Ethos na Promoção de Si: uma Análise de Discurso do Aplicativo de Relacionamento Grindr.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.