Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gestão escolar com participação democrática |
Autor(es): | Portela Neto, Edival Jeronimo |
Primeiro Orientador: | Silva, Ronaldo de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Filho, José Acioli da |
Resumo: | Este trabalho objetiva identificar os meios que a gestão democrática se utiliza para implantar no ambiente escolar a democracia participativa. Discorre sobre a origem da gestão democrática, sua ligação com o processo de redemocratização do Brasil, os princípios da gestão democrática, sua finalidade e dimensão política. A pesquisa se justifica por a gestão escolar fazer parte da formação e da profissão do professor de artes e a gestão democrática ser um meio de efetivação da democracia participativa dos cidadãos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizou o Catálogo de Teses e Dissertações da Plataforma CAPES com as seguintes palavras chaves: “Gestão democrática”. Os trabalhos escolhidos tinham como critérios terem sidos publicados no período de 2010 a 2021 e apresentarem questões sobre a origem, princípios e finalidades da gestão democrática. Também foi definido como critério de escolha que os trabalhos estivessem dentro da estruturação científica - metodologia apresentada dialogando com os objetivos e conclusões adequadas. Conclui-se que a pesquisa apresentou que o processo de redemocratização do país influenciou na forma de organização da escola, fazendo que esse sistema aderisse no ambiente escolar a gestão democrática. Dessa forma, a participação da comunidade escolar é o princípio norteador para a execução desse novo padrão de gestão. Perante isso, cria-se um aspecto no ambiente escolar cujo é exigido na sociedade: saber viver na democracia tendo uma vida cidadã |
Abstract: | Não tem |
Palavras-chave: | Gestão Escolar Gestão Democrática Comunidade Escolar - Participação School management Democratic management School Community - Participation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Teatro |
Citação: | PORTELA, Neto. Gestão escolar com participação democrática. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369 |
Data do documento: | 13-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestão escolar com participação democrática.pdf | 417.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.