00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão escolar com participação democrática
Autor(es): Portela Neto, Edival Jeronimo
Primeiro Orientador: Silva, Ronaldo de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Filho, José Acioli da
Resumo: Este trabalho objetiva identificar os meios que a gestão democrática se utiliza para implantar no ambiente escolar a democracia participativa. Discorre sobre a origem da gestão democrática, sua ligação com o processo de redemocratização do Brasil, os princípios da gestão democrática, sua finalidade e dimensão política. A pesquisa se justifica por a gestão escolar fazer parte da formação e da profissão do professor de artes e a gestão democrática ser um meio de efetivação da democracia participativa dos cidadãos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizou o Catálogo de Teses e Dissertações da Plataforma CAPES com as seguintes palavras chaves: “Gestão democrática”. Os trabalhos escolhidos tinham como critérios terem sidos publicados no período de 2010 a 2021 e apresentarem questões sobre a origem, princípios e finalidades da gestão democrática. Também foi definido como critério de escolha que os trabalhos estivessem dentro da estruturação científica - metodologia apresentada dialogando com os objetivos e conclusões adequadas. Conclui-se que a pesquisa apresentou que o processo de redemocratização do país influenciou na forma de organização da escola, fazendo que esse sistema aderisse no ambiente escolar a gestão democrática. Dessa forma, a participação da comunidade escolar é o princípio norteador para a execução desse novo padrão de gestão. Perante isso, cria-se um aspecto no ambiente escolar cujo é exigido na sociedade: saber viver na democracia tendo uma vida cidadã
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Gestão Escolar
Gestão Democrática
Comunidade Escolar - Participação
School management
Democratic management
School Community - Participation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro
Citação: PORTELA, Neto. Gestão escolar com participação democrática. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369
Data do documento: 13-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão escolar com participação democrática.pdf417.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.