00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9368
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da qualidade do serviço de transporte público da Linha 035, modificada durante a pandemia da Covid-19
Título(s) alternativo(s): Analysis of the quality of public transport service on line 035, modified during the Covid-19 pandemic
Autor(es): Santos, Cássio Cesar dos
Primeiro Orientador: Silva, Alexandre Lima Marques da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Jéssica Helena
metadata.dc.contributor.referee2: Ng, Andressa Ka Yan
Resumo: O transporte público urbano possui grande importância para a organização e composição das cidades, uma vez que contribui para o desenvolvimento humano, contribuindo para que mais pessoas tenham oportunidade de acesso à educação, lazer e trabalho. O principal objetivo desse estudo foi verificar a satisfação dos usuários com o serviço de transporte público oferecido pela linha 035 Ouro Preto Mercado via Farol, que substituiu a linha 030 Ouro Preto Centro. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os índices de qualidade do transporte público, verificação com órgão gestor sobre a motivação da mudança da linha, elaboração de questionário, aplicação do mesmo e análise dos resultados O questionário elaborado conta com 26 questões sendo divididas em: 5 para o perfil do cliente, 4 sobre a alteração realizada nas linhas e 17 sobre avaliação da atual linha 035. De maneira geral, os usuários não aprovaram a mudança da linha, sendo o fator mais impactado por essa mudança a frequência de atendimento, mas, considerando os demais fatores, os passageiros classificam o atendimento da linha de maneira regular. Por fim, notou-se que é muito importante ampliar as pesquisas de opinião sobretudo nos momentos de mudanças no transporte e elaborar um banco de dados mais eficaz, para que a população tenha um transporte público com mais qualidade, para utilizá-lo com mais frequência, diminuindo o uso de veículos particulares e consequentemente contribuindo com o sistema viário.
Abstract: The Urban public transport is of great importance for the organization and composition of cities, because it contributes to human development, contributing for more people to have access to education, leisure and work. The main objective of this study was to verify the users satisfaction with the public transport service offered by the line 035 Ouro Preto Mercado via Farol , which replaced the line 030 Ouro Preto Centro, to verify the users satisfaction after the change. To realization this work, was carried out a bibliographical review about the quality indexes of public transport, verification with the management organ about the motivation for changing the line, elaboration of a questionnaire, application of the same and analysis of the results. The prepared questionnaire has 26 questions divided into: 5 for the customer profile, 4 about the change made to the lines and 17 about the evaluation of the current line 035. In general, users did not approve the change of the line, being the factor more impacted with this change the frequency of service, but, considering the other factors, passengers classify the service of the line on a regular basis. Finally, it was noted that it is very important to expand opinion polls, especially in times of changes in transport and to develop a more effective database, so that the population has more quality public transport, to use it more often, reducing the use of private vehicles and consequently contributing to the road system.
Palavras-chave: Transporte público - Maceió (AL)
Transporte - Indicadores de qualidade
Pesquisa de opinião
Public transport - Maceió (AL)
Transport - Quality indicators
Opinion poll
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: SANTOS, Cássio Cesar dos. Análise da qualidade do serviço de transporte público da Linha 035, modificada durante a pandemia da Covid-19. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9368
Data do documento: 24-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.