00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Jailton de Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3534-0553pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802352389342090pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Aveiro, Jorge Fernando Hermida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485pt_BR
dc.creatorMelo, Cezar Augusto Sebastião de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3815-1560pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425865419286364pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T20:02:12Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T20:02:12Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationMELO, Cezar Augusto Sebastião de. O controle do estado na formação de professores: uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9340-
dc.description.abstractThis research investigates which actions are predominant in the State to adapt the policy of initial teacher education to market demands. In order to identify which training guidelines predominate in recent documents that define curriculum guidelines and a common basis for initial teacher training. The corpus of the research is Opinion CNE / CP No. 22/2019 and Resolution CNE / CP No. 2/2019. The general aspects of the methodological path are based on the theoretical perspective of historical dialectical materialism; in document analysis focused on content analysis techniques, based on the key category of regulation. The results of this research point to BNCC as a legal framework in the recent reformulations of educational policies; indicates the construction of a systemic view on education incorporating neoliberal notions; specific to the competences of the teaching profession in the logic of competitive certification; and establishes a realignment of the assessment to the interests of the State.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegulação do Estadopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum para a Formação Inicial de Professorespt_BR
dc.subjectState Regulationpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectCommon National Basis for Initial Teacher Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO controle do estado na formação de professores: uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019pt_BR
dc.title.alternativeState control in teacher education: an analysis on the guidelines approved in 2019pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga quais as ações predominam no Estado para adequar a política da formação inicial de professores às demandas de mercado. Com o objetivo de identificar quais orientações de formação predominam nos documentos recentes que definem as diretrizes curriculares e uma base comum para a formação inicial de professores. O corpus da pesquisa é o Parecer CNE/CP n° 22/2019 e a Resolução CNE/CP n° 2/2019. Os aspectos gerais do percurso metodológico estão alicerçados na perspectiva teórica do materialismo histórico dialético; na análise documental centrada nas técnicas de análise de conteúdo, tendo como base a categoria-chave de regulação. Os resultados desta pesquisa apontam a BNCC como marco legal nas recentes reformulações das políticas educacionais; indica a construção de uma visão sistêmica sobre a educação incorporando noções neoliberais; específica às competências da profissão docente na lógica da certificação concorrencial; e estabelece um realinhamento da avaliação aos interesses do Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O controle do estado na formação de professores - uma análise sobre as diretrizes aprovadas em 2019.pdf879.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.