00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9335
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Cartografia no Ensino de Geografia
Autor(es): Albuquerque, Rosimeire Rozendo de
Primeiro Orientador: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Adriana Valença de
metadata.dc.contributor.referee2: Calheiros, Silvana Quintella
Resumo: O uso da cartografia no ensino de geografia é indispensável para os alunos de ensino fundamental. É na disciplina de geografia que praticamente todo conteúdo de cartografia está inserido, dessa forma, vê-se a necessidade de oportunizar todo conhecimento das técnicas e instrumentos necessários para o nosso cotidiano. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar as principais estratégias pelos professores e professoras de Geografia do ensino fundamental mais especificamente, investigar como os assuntos direta ou indiretamente vinculados aos conteúdos de Cartografia no processo de educação geográfica são trabalhados. Para isso, procuramos estudar e sintetizar a importância do ensino de Cartografia na Geografia, identificar o conteúdo cartográfico trabalhado no Ensino Fundamental e que enfrentam os docentes que trabalham com Geografia. O uso da cartografia no ensino de geografia é de grande importância para que os alunos possam desenvolver os conhecimentos geográficos os preparando para o exercício pleno da cidadania. A cartografia é a ciência responsável pela elaboração e a utilização dos mapas, e sempre esteve vinculada ao ensino de geografia, dessa forma, a cartografia deve ser acessível a todos os alunos começando dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental, pois possibilita que o aluno visualize e reconheça o espaço a qual está inserido, de modo que consiga locomover - se e da mesma forma possa representá-lo. A metodologia utilizada da pesquisa foram consultas bibliográficas em artigos, livros e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Bases Nacionais Curriculares Comum (BNCC) que orientam a Política Nacional de Educação. No entanto, verificamos na pesquisa que o ensino de cartografia no ensino fundamental é insuficiente. Durante os estágios supervisionados percebemos as dificuldades que os alunos têm em representar o espaço e interpretar um mapa e para além do exercício de localização e como os professores possuem dificuldades de trabalhar com o ensino de cartografia. Diante da análise de dados, vivências escolares e experiências de estágio, identificamos que o processo de formação acadêmica dos professores, é o fator que determina o ensinar e aprender Cartografia, a formação que estes professores obtiveram não foi suficiente para a construção dos conhecimentos necessários para a prática educativa da linguagem cartográfica começando nos anos iniciais e se estendo aos anos finais do ensino fundamental.
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Geografia
Cartografia
Anos iniciais
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: ALBUQUERQUE, Rosimeire Rozendo de. A Cartografia no Ensino de Geografia. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal da Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9335
Data do documento: 12-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Cartografia no Ensino de Geografia.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.