00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee1Medrado, Betânia Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414037517327998pt_BR
dc.contributor.referee2Rieger, Pedro Gustavo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051068970567133pt_BR
dc.creatorSilva, Janderson Eduardo da-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:05:54Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-07-05T19:05:54Z-
dc.date.issued2022-04-06-
dc.identifier.citationSILVA, Janderson Eduardo da. Formação docente e afetividade: uma relação atravessada pelo ensino remoto. 2022. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9327-
dc.description.abstractDue to coronavirus pandemics (SARS-Cov-2), remote teacher education has become necessary, resulting in changes and challenges to teachers and students. They have been affected by distance and adversities from the pandemic and needed to build the teaching-learning process by electronic displays. In this context, we aim to investigate the role of the affections in remote teacher education, from the analysis of re-readings of two undergraduate students’ experiences in the Letras course at Federal University of Alagoas. For this purpose, our investigation is situated in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; MILLER, 2013), based on researches about Emotional Literacy (BARCELOS, 2015), affections and emotions (SPINOZA (2009); (CLOT, 2017; SMOLKA, 2016), as well as considering theoretical and methodological contributions from the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999). This study is a qualitative interpretative investigation (FLICK, 2009) and the data generation was carried out through two individual interviews and a group conversation with two English undergraduate students of the Letras course. The data analysis showed that the collaborators affected and were affected in different ways and experienced affections/emotions that increased and decreased their formative action, such as: happiness, overcoming, innovations, miss feeling, gratitude, empathy, reception, sadness, mental fatigue, fear, embarrassment and loss for the victms of the pandemic. These affections and emotions had as effects: overcoming difficulties, improve communication and relationship between student and teachers, dropping out of subject and the loss and friction in communication with professors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectNecessidade de afetopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNeed for affectionpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleFormação docente e afetividade: uma relação atravessada pelo ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and affectivity: a relationship crossed by remote teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA partir da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a formação docente remota se fez necessária, provocando mudanças e desafios para docentes e discentes, visto que, atravessados pela distância e adversidades de um cenário pandêmico, precisaram construir um processo de ensino-aprendizagem por meio de telas. Nesse contexto, objetivamos investigar o papel dos afetos no processo de formação docente no contexto de aulas remotas, partindo da análise das releituras das experiências de dois graduandos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal de Alagoas. Para tanto, situamos nossa investigação na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; MILLER, 2013), tendo como apoio os estudos sobre Letramento Emocional (BARCELOS, 2015) e afetos e emoções (SPINOZA (2009); (CLOT, 2017; SMOLKA, 2016), bem como o aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). A natureza da pesquisa é qualitativo-interpretativista (FLICK, 2009), e a geração de dados foi feita a partir de duas entrevistas individuais e uma conversa com dois graduandos do curso de Letras-Inglês. A análise dos dados demonstrou que os colaboradores afetaram e foram afetados de maneiras diferentes e vivenciaram afetos/emoções que aumentaram e diminuíram sua potência de agir, tais quais: Alegria, superação, inovação, Saudade, gratidão, empatia, acolhimento, tristeza, cansaço mental, receio, constrangimento e perda pelas vítimas da pandemia. Esses afetos e emoções tiveram como efeitos: a superação de dificuldades, melhoria da comunicação e relação entre aluno- professor, desistência de disciplina e a perda e atrito na comunicação com o professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação docente e afetividade uma relação atravessada pelo ensino remoto.pdf956.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.