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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Rosycléa Dantas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8321605240777468 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medrado, Betânia Passos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8414037517327998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rieger, Pedro Gustavo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3051068970567133 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Janderson Eduardo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T19:05:54Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05 | - |
dc.date.available | 2022-07-05T19:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janderson Eduardo da. Formação docente e afetividade: uma relação atravessada pelo ensino remoto. 2022. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9327 | - |
dc.description.abstract | Due to coronavirus pandemics (SARS-Cov-2), remote teacher education has become necessary, resulting in changes and challenges to teachers and students. They have been affected by distance and adversities from the pandemic and needed to build the teaching-learning process by electronic displays. In this context, we aim to investigate the role of the affections in remote teacher education, from the analysis of re-readings of two undergraduate students’ experiences in the Letras course at Federal University of Alagoas. For this purpose, our investigation is situated in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; MILLER, 2013), based on researches about Emotional Literacy (BARCELOS, 2015), affections and emotions (SPINOZA (2009); (CLOT, 2017; SMOLKA, 2016), as well as considering theoretical and methodological contributions from the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999). This study is a qualitative interpretative investigation (FLICK, 2009) and the data generation was carried out through two individual interviews and a group conversation with two English undergraduate students of the Letras course. The data analysis showed that the collaborators affected and were affected in different ways and experienced affections/emotions that increased and decreased their formative action, such as: happiness, overcoming, innovations, miss feeling, gratitude, empathy, reception, sadness, mental fatigue, fear, embarrassment and loss for the victms of the pandemic. These affections and emotions had as effects: overcoming difficulties, improve communication and relationship between student and teachers, dropping out of subject and the loss and friction in communication with professors. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Inglês) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Necessidade de afeto | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Need for affection | pt_BR |
dc.subject | Emotions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Formação docente e afetividade: uma relação atravessada pelo ensino remoto | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training and affectivity: a relationship crossed by remote teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a formação docente remota se fez necessária, provocando mudanças e desafios para docentes e discentes, visto que, atravessados pela distância e adversidades de um cenário pandêmico, precisaram construir um processo de ensino-aprendizagem por meio de telas. Nesse contexto, objetivamos investigar o papel dos afetos no processo de formação docente no contexto de aulas remotas, partindo da análise das releituras das experiências de dois graduandos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal de Alagoas. Para tanto, situamos nossa investigação na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; MILLER, 2013), tendo como apoio os estudos sobre Letramento Emocional (BARCELOS, 2015) e afetos e emoções (SPINOZA (2009); (CLOT, 2017; SMOLKA, 2016), bem como o aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). A natureza da pesquisa é qualitativo-interpretativista (FLICK, 2009), e a geração de dados foi feita a partir de duas entrevistas individuais e uma conversa com dois graduandos do curso de Letras-Inglês. A análise dos dados demonstrou que os colaboradores afetaram e foram afetados de maneiras diferentes e vivenciaram afetos/emoções que aumentaram e diminuíram sua potência de agir, tais quais: Alegria, superação, inovação, Saudade, gratidão, empatia, acolhimento, tristeza, cansaço mental, receio, constrangimento e perda pelas vítimas da pandemia. Esses afetos e emoções tiveram como efeitos: a superação de dificuldades, melhoria da comunicação e relação entre aluno- professor, desistência de disciplina e a perda e atrito na comunicação com o professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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