Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Edneide dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0149828546683161 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Angélica da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9860576086717875 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Radjalma da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2297667060654840 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Alcione Nogueira | - |
dc.creator | Silva, Tatiana Fagundes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T16:12:46Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04 | - |
dc.date.available | 2022-07-04T16:12:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Alcione Nogueira; SILVA, Tatiane Fagundes da. Sequência didática e as contribuições dos recursos multimodais: ensino e aprendizagem da Libras como primeira língua (L1). 2022. 19 f.. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9310 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to present the contribution of the multimodal resources present in Traffic Signs, which guided the teaching/learning strategies of the Libras First Language L1, during the Mandatory Supervised Internship in a public school in Maceió-AL, with students from Elementary 2: 8th grade. For this, we use the concepts of multimodality and visual grammar (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996 and 2001), textual genres (MARCHUSCHI, 2008; BAKTHIN, 1992), among others. Our methodology follows the action research guidelines (BORTONI-RICARDO, 2008), which advocate a pedagogical intervention guided by a diagnosis sociolinguistic analysis of deaf students to, from this information, develop strategies, methods and teaching/learning techniques more significant to the profile of the target Audience. In addition, we use the model of Didactic Sequences proposed byDolz, Noverraz, Scheneuwly (2004, p.97 apud MARCHUSCHI, 2008, p by Silva (Prelo) for the systematization and organization of didactic-pedagogical activities around the understanding and functioning of the reading of Traffic Signs through Libras. The data of this research reveal the multimodal resources as tools significant and facilitators in the development of skills and competences language skills, so necessary for the deaf, for the reading of visual texts through which the surrounding society interacts but which, in the eyes of the deaf, still need to be (re)meanings. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Libras) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Multimodality | pt_BR |
dc.subject | Action research | pt_BR |
dc.subject | Following teaching | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Sign Language - Study and Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Sequência didática e as contribuições dos recursos multimodais: ensino e aprendizagem da Libras como primeira língua (L1) | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic sequence and contributions of multimodal resources: teaching and learning of Libras as a first language (L1) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é apresentar a contribuição dos recursos multimodais presentes nos Sinais de Trânsito, os quais nortearam as estratégias de ensino/aprendizagem da Libras primeira Língua L1, durante as regências de Estágio Supervisionado Obrigatório numa escola da rede pública de Maceió-AL, com alunos do Fundamental 2: 8o ano. Para isso, utilizamos os conceitos da multimodalidade e da gramática visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996 e 2001), dos gêneros textuais (MARCHUSCHI, 2008; BAKTHIN, 1992), entre outros. Nossa metodologia segue as diretrizes da pesquisa-ação (BORTONI-RICARDO, 2008), as quais preconizam uma intervenção pedagógica orientada a partir de um diagnóstico sociolinguístico dos alunos-surdos para, a partir dessas informações, desenvolvermos estratégias, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem mais significativos ao perfil do público-alvo. Além disso, recorremos ao modelo de Sequências Didáticas proposto por Dolz, Noverraz, Scheneuwly (2004, p.97 apud MARCHUSCHI, 2008, p.2013) e adaptado por Silva (Prelo) para a sistematização e organização das atividades didático-pedagógicas em torno do entendimento e do funcionamento da leitura dos Sinais de Trânsitos por meio da Libras. Os dados desta pesquisa revelam os recursos multimodais como ferramentas significativas e facilitadoras no desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas, tão necessárias aos surdos, para a leitura de textos visuais pelos quais a sociedade envolvente interage mas, que, aos olhos dos surdos, ainda precisam ser (re)significados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática e as contribuições dos recursos multimodais_ ensino e aprendizagem da Libras como primeira língua (L1).pdf | 781.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.