00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee2Farias, Jair Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8288273058788141pt_BR
dc.creatorRosa, Cesar Augusto Gomes-
dc.date.accessioned2022-07-04T14:40:59Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T14:40:59Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationROSA, Cesar Augusto Gomes. Análise das orientações direcionadas ao professor em propostas de produção de textos multimodais presentes em livros didáticos de português – LDP. 2022. 30 f.. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9308-
dc.description.abstractThis paper aimed to identify, select and analyze teaching procedures and strategies of teaching and learning related to textual composition in different languages of contemporary use defined in the official documents (BRASIL/BNCC, 2017; PCN 2002) and approached in the researches in the area (MARCONDES; MENEZES; TOSHIMITSU, 2003; SOUZA, 2007; KOMESU, 2005; RIBEIRO, 2016, among others). The paper’s corpus will be composed by a collection of LDP adopted in public schools in the state. The investigations deriving from this project will be fulfilled through two steps: in a first moment, the identification and selection of propositions of textual composition which consist of at least two different languages to be handled by the students, for the final product. In another moment, the identification, observation and analysis of the guidelines presented to the teacher, for the teaching work, in the conduction of these propositions. We intend, in this paper, to elucidate some questions about: a) Which guidelines does the LDP offer to these teachers throughout the unit or the teaching sequence for the multimodel textual composition of the students? b) In which ways are these guidelines presented in the Teaching Manual?. Thus, this paper forwards to taking researchers and elementary school teachers upon the teaching work with many contemporary languages, in which the role of teacher (NEVES, 2020) is not only to guarantee the “simple contact” of the students with these languages; but, in fact, to guarantee deep knowledge and critical analysis of the multimodal genres in the effective use as an user of the language, as a citizen. However, in order for this to happen, it must be taken into consideration actions to promote initial and continuing education of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise das orientações direcionadas ao professor em propostas de produção de textos multimodais presentes em livros didáticos de português – LDPpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the guidelines directed to the teacher in proposals for the production of multimodal texts present in Portuguese textbooks - LDPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo identificar, selecionar e analisar procedimentos didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem relacionados à produção de textos em diferentes linguagens, definidos nos documentos oficiais (BRASIL/BNCC, 2017; PCN 2002) e abordados nas pesquisas da área (MARCONDES; MENEZES; TOSHIMITSU, 2003; SOUZA, 2007; KOMESU, 2005; RIBEIRO, 2016, entre outras). O corpus da pesquisa foi composto por uma coleção de Livro Didático de Português-LDP adotadas em escolas da rede pública do Estado, analisada em duas etapas: na primeira, a identificação e seleção de propostas de produção textual que considerem pelo menos duas diferentes linguagens a serem manipuladas pelos alunos, para o produto final. Na outra etapa, a identificação, observação e análise das orientações apresentadas ao professor, para o trabalho didático, no encaminhamento dessas propostas. Procuramos refletir sobre as questões: A) Quais orientações o LDP oferece aos professores no decorrer da unidade ou da sequência didática para a produção textual multimodal dos alunos? B) De que forma estão apresentadas essas orientações no Manual do Professor? Dessa forma, a pesquisa se encaminhou para levar pesquisadores e professores do ensino fundamental a uma reflexão sobre o trabalho didático com as diferentes linguagens contemporâneas, em que o papel do professor (NEVES, 2020) não seja apenas o de garantir o “simples contato” dos alunos com essas linguagens; mas, sim, o de garantir um conhecimento crítico dos gêneros multidimodais no uso efetivo, como cidadão. No entanto, para isto, deve-se levar em conta ações de formação inicial e continuada de professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.